O prazo para a Consulta Pública sobre a nova concessão do transporte coletivo de Curitiba se encerra na próxima segunda-feira, 17 de novembro. O período de contribuições foi prorrogado por 30 dias para garantir maior participação.
Cidadãos, entidades governamentais, comunitárias e setoriais podem contribuir com sugestões e propostas para aprimorar o serviço antes da publicação do edital e da realização do leilão.
O objetivo da consulta, promovida pela Urbanização de Curitiba (Urbs), é garantir transparência e diálogo com a sociedade para modernizar o sistema. As manifestações serão analisadas, e as respostas serão publicadas no site em até 30 dias após o encerramento do prazo.
O que prevê a Nova Concessão
O projeto da nova concessão visa modernizar o sistema integrado de mobilidade (Sim), que atualmente atende 555 mil passageiros pagantes por dia útil em 309 linhas e uma frota de 1.189 ônibus.
Investimentos e Frota:
- Investimento Total: R$ 3,7 bilhões previstos ao longo do contrato.
- Ônibus Elétricos: Aquisição de 245 ônibus zero emissões em cinco anos.
- Ônibus Diesel: Compra de 149 ônibus a diesel modelo Euro 6 no início do contrato, com mais 1.084 veículos ao longo dos 15 anos.
Infraestrutura e Serviço:
- Lotes: O leilão será dividido em cinco lotes – dois de BRTs e três regionais (Norte, Sul e Oeste) – com contrato de operação de 15 anos.
- Integração: Implantação de integração temporal entre todas as linhas da capital.
- Eletropostos: Construção de dois eletropostos públicos nos terminais Capão Raso e Capão da Imbuia.
- Melhorias: Construção e requalificação de 16 estações-tubo, reformulação de 30 itinerários e criação de cinco novas linhas.
- Segurança Financeira: Criação de um fundo garantidor inédito e novos indicadores de qualidade do serviço.
A previsão é que o leilão ocorra até o final do primeiro quadrimestre de 2026. A transição para o novo modelo deve durar até dois anos, período em que a tarifa, atualmente em R$ 6, não será reajustada.



