Madri/Espanha testa primeiro ônibus autônomo elétrico com passageiros em Casa de Campo

A capital espanhola deu um passo significativo na sua estratégia de mobilidade sustentável com a incorporação do primeiro ônibus autônomo com passageiros à Casa de Campo. Este veículo, totalmente elétrico e que opera sem motorista a bordo, representa um marco na experimentação de novas tecnologias de transporte urbano.

O micro-ônibus começou a circular como parte de um programa piloto impulsionado pela EMT (Empresa Municipal de Transportes) e o Centro Tecnológico de Automoción de Galicia. O objetivo central do teste é avaliar o desempenho da tecnologia em um ambiente real, aberto ao trânsito e com interação diária com pedestres e cidadãos.

O serviço é oferecido de forma gratuita, operando em um circuito de 1,8 quilômetros com seis paradas definidas, de segunda a sexta-feira em horário diurno, e está inserido nas atividades da Semana Europeia da Mobilidade.

Tecnologia e Desempenho Operacional

Com capacidade para transportar até 12 passageiros, o veículo utiliza um conjunto de tecnologia avançada para navegação e segurança. Seu funcionamento autônomo é garantido por:

  • Sensores LIDAR.
  • Câmeras.
  • GPS.
  • Um sistema de processamento desenvolvido na Galícia.

O ônibus opera sob um nível avançado de automação, que permite a detecção e resposta autônoma a semáforos, pedestres, ciclistas e obstáculos inesperados. O sistema garante manobras suaves e antecipadas para adaptar-se às mudanças no ambiente urbano. Apesar da automação, um operador sempre acompanha o veículo para supervisionar o trajeto e intervir em caso de emergência, assegurando a segurança viária.

Impacto e Projeções para a Mobilidade Urbana

O projeto visa aproximar a condução autônoma do cotidiano, destacando seu potencial de modernização do transporte urbano.

  • Sustentabilidade e Meio Ambiente: A combinação de energia limpa (elétrica) e automação reduz emissões e ruídos urbanos. A condução otimizada diminui o consumo energético ao racionalizar frenagens, acelerações e rotas.
  • Eficiência e Complementaridade: A EMT avalia que esta tecnologia pode melhorar a eficiência operacional e servir como complemento ao transporte público tradicional em áreas específicas, como as de alta demanda ou onde haja escassez de pessoal (um desafio crescente em regiões europeias).
  • Inclusão: O design do micro-ônibus integra ferramentas de monitoramento de acessibilidade, promovendo soluções para pessoas com dificuldades de mobilidade.

Com este ensaio, Madri se posiciona no grupo de cidades de vanguarda, como Paris e Estocolmo, que experimentam o transporte público autônomo, buscando uma rede de mobilidade mais inteligente e resiliente.