A partir desta quarta-feira (11), todas as linhas urbanas de transporte público coletivo do Distrito Federal adotarão o pagamento de passagens exclusivamente por meio eletrônico. Com a inclusão de 295 novas linhas no sistema, o pagamento em dinheiro em espécie não será mais aceito dentro dos ônibus. Ao todo, o sistema contará com 931 linhas, atendendo todas as regiões administrativas do DF.
O sistema de bilhetagem digital foi implantado de forma gradual desde 1º de julho, inicialmente em 52 linhas. A migração do pagamento em dinheiro para os meios digitais tem mostrado bons resultados, com a redução do pagamento em espécie nas catracas de 29% para 7,4% entre junho e dezembro deste ano. O cartão Mobilidade é o meio mais utilizado, com 49,2% dos pagamentos, seguido pelo Vale-transporte, com 32,3%. Cartões bancários representam 11% dos acessos, enquanto o uso de bilhetes avulsos é de apenas 0,03%.
Com o sistema totalmente digital, os passageiros deverão utilizar cartões bancários (débito ou crédito), cartões de transporte (Mobilidade e Vale-transporte) ou bilhetes avulsos em QR Code para acessar qualquer linha de ônibus. Os cartões bancários devem ter a função de pagamento por aproximação, mas também será possível utilizar smartphones ou pulseiras eletrônicas. Para quem utilizar o Vale-transporte ou o cartão Mobilidade, o benefício da integração continua disponível, permitindo até três embarques no intervalo de três horas pelo valor máximo de R$ 5,50.
Os cartões de gratuidade, como os Estudantil, PCD e Sênior, também permanecem válidos. Para quem preferir pagar em dinheiro, é possível adquirir o bilhete avulso nos pontos de recarga do cartão Mobilidade. Esse bilhete tem valor unitário, igual ao da tarifa da linha escolhida, mas não permite integração com outras linhas nem o uso do metrô.
O BRB mantém pontos de comercialização do bilhete avulso em 148 locais, incluindo pontos de recarga do cartão Mobilidade. Os passageiros também podem recarregar o cartão via Pix pelo aplicativo BRB Mobilidade ou com dinheiro nos terminais rodoviários e estações do metrô. Além disso, o BRB oferece atendimento em postos de conveniência localizados em áreas comerciais de grande circulação das cidades satélites e do Plano Piloto, além de 70 pontos de serviço, incluindo as unidades do Na Hora em diversas regiões do DF.