Anápolis/GO anuncia retorno da Área Azul para subsidiar transporte coletivo

A Prefeitura de Anápolis/GO anunciou, durante audiência pública de prestação de contas na Câmara Municipal nesta sexta-feira (24), que a Área Azul voltará a ser implantada no Centro da cidade. O valor arrecadado será destinado como subsídio ao Sistema de Transporte Público de Anápolis (STPA). A prefeitura prevê que o mecanismo possa ser implantado já em 2026.

A proposta de criar um fundo de subsídio com recursos do estacionamento rotativo está em debate no executivo há quase cinco anos. Em 2023, a administração anterior chegou a anunciar um processo para contratar um sistema moderno de Área Azul, com cobrança e fiscalização eletrônica, mas o processo não foi concluído.

O estacionamento rotativo, além de subsidiar o transporte coletivo, é uma demanda de associações comerciais e lojistas do município, como CDL e Acia, e está incluído em um plano macro de revitalização do Centro. O município não detalhou o valor de arrecadação esperado nem se todos os recursos captados seriam integralmente destinados ao STPA.

Crise e medidas de alívio

A empresa concessionária do transporte coletivo, Urban, alega um déficit mensal de R$ 3 milhões, cenário agravado pela implantação do domingo gratuito, que ainda não teve cobertura financeira da prefeitura e já soma mais de R$ 2 milhões de prejuízo desde maio.

Em relação à crise no setor, a prefeitura também demonstrou otimismo com a desoneração de ICMS sobre o diesel, um pleito antigo que poderia ser concedido nas próximas semanas. Além disso, o município afirmou que irá isentar a concessionária do pagamento de ISS, o que reduzirá o déficit operacional do sistema.

Recentemente, a cidade enfrentou uma paralisação dos motoristas do transporte devido à defasagem salarial da categoria, e a concessionária tem cobrado uma nova elevação da tarifa. A Comissão de Urbanismo da Câmara promoveu uma audiência pública para tratar do tema no início de setembro.