Foi aprovada na última quarta-feira, dia 3 de abril, um projeto de lei que prorroga até o dia 31 de dezembro de 2026 o pagamento de subsídio para as empresas de ônibus que operam na Região Metropolitana de Recife.
O projeto de lei é de autoria do Executivo e já foi aprovado em segunda discussão. O subsídio, na prática, é a antecipação da compra dos créditos eletrônicos.
Essa solução foi criada em 2022 ainda durante a pandemia do novo Coronavirus. Na ocasião a demanda por transporte coletivo na região chegou a cair 80%, levando as empresas à crise.
A prorrogação desse susbídio é feita pela segunda vez, pois em dezembro de 2022 foi feita a primeira, que valeu até o final de 2023.
Os empresários chegaram a adiar pagamento de salários aguardando essa decisão de prorrogação do subsídio, e os condutores fizeram um protesto para que o Governo do Estado enviasse o projeto para votação.
A licitação do transporte local deverá ficar para o ano de 2025. No mês passado foi implantado o Bilhete Único Metropolitano, que já prevê subsídios de R$ 60 milhões apenas neste ano. O repasse será feito pelo Governo do Estado.
Da Redação InterBuss.
Leia também: “Trem inteligente” chinês enfrenta sérias dificuldades de implantação e gera desconfianças