A Iveco Bus anunciou a venda de 77 novos ônibus para a Transporte San José, empresa que venceu a licitação do transporte urbano de Paraná, capital da província de Entre Ríos, na Argentina. A negociação marca uma aliança estratégica e inclui a introdução de veículos movidos a combustíveis mais limpos.
O fornecimento, realizado em parceria com o concessionário Overbus e a encarroçadora Italbus, é composto por:
- 17 unidades do chassi BUS 17-210 G, que podem ser movidos a gás natural e biometano.
- 50 unidades do chassi BUS 17-280 (diesel).
- 10 unidades do chassi BUS 10-190 (diesel).
Tecnologia a Gás e Biometano
O chassi BUS 17-210G é o primeiro movido a gás natural desenvolvido e produzido na Argentina, na planta de Córdoba. Ele é equipado com o motor FPT N60 CNG, de Ciclo Otto, projetado especificamente para esse tipo de combustível.
O uso de gás natural e biometano permite uma redução de até 95% de material particulado e menores níveis de ruído, contribuindo para cidades mais silenciosas e limpas. O modelo tem autonomia de até 350 km e pode ser configurado com até nove cilindros.
Modernização do transporte em Paraná
Com a incorporação das novas unidades, Paraná se torna a primeira cidade da província a operar ônibus movidos a gás, iniciando um ciclo de renovação de frota que busca alinhamento com as metas ambientais e de eficiência energética da Argentina.
Os novos veículos oferecem acessibilidade universal, sistemas modernos de conforto a bordo e preparação para ar-condicionado, visando aumentar a qualidade no deslocamento dos passageiros.