Um levantamento feito pela Empresa Pública de Transporte Coletivo (EPTC), de Porto Alegre/RS, no período de janeiro a outubro deste ano aconteceram apenas 53 ocorrências de assalto a transporte coletivo. No mês de outubro, foram registrados cinco assaltos.
Desde a criação do Fórum do Transporte Seguro, em 2016, o número de ocorrências caiu 94%, saindo de 915 para 53 (até outubro deste ano) em oito anos.
Para manter os índices cada vez mais baixos, os órgãos realizam diariamente ações de abordagem nos principais eixos de transporte coletivo da cidade e nas paradas, proporcionando segurança dentro e fora dos ônibus para os passageiros.
O número de assaltos em ônibus na capital gaúcha era 915 em 2016, passou para 140 em 2020 e 53 em 2024. Além de todas as medidas de segurança, a utilização de aplicativos como o Cittamobi e o Moovit tem facilitado as viagens de passageiros de transporte coletivo e auxiliado no serviço da Brigada Militar, por serem precisos no trajeto dos ônibus.
Criado em 2016 para combater o crime dentro dos ônibus, o Fórum é composto pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), consórcios de ônibus, Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e entidades ligadas à mobilidade urbana.
Em razão do Fórum, o transporte público de Porto Alegre tem sido utilizado como modelo em segurança de transporte por outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde os índices de assaltos permanecem em alta.