A frota do Sistema BRT Metropolitano de Belém/PA acaba de ser reforçada com a chegada de mais dez ônibus 100% elétricos, totalizando os 40 veículos com emissão zero de poluentes previstos para essa primeira etapa. Com isso, o governo estadual finaliza a entrega dos modelos sustentáveis que vão operar no maior projeto de mobilidade urbana da Região Metropolitana nos últimos anos.
O que aconteceu?
- Chegaram os últimos 10 dos 40 ônibus elétricos previstos.
- Os veículos já estão com carregadores instalados.
- No total, cerca de 230 ônibus já se encontram em Belém, sendo:
- 40 elétricos
- 225 a diesel com motor Euro 6, que emitem até 15 vezes menos poluentes.
Impacto direto na mobilidade e no meio ambiente
A frota do BRT Metropolitano passa a ser uma das maiores do país com veículos elétricos. Além da redução significativa na emissão de poluentes, a operação com ônibus modernos contribui para a melhoria da qualidade do ar, combate às ilhas de calor e promove mais conforto aos passageiros.
Com corredores exclusivos e linhas alimentadoras, o sistema vai permitir que usuários façam integrações com apenas uma tarifa, o que reduz custos e o tempo de deslocamento. Um exemplo é o trajeto entre Santa Bárbara e a UFPA, que poderá ser feito com uma única passagem.
Operação e fiscalização
A Arcon (Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará) será responsável pelo monitoramento do sistema, com acompanhamento presencial, por indicadores e equipes em campo. Os benefícios tarifários já existentes, como isenções e descontos, serão mantidos.