A Prefeitura de Belo Horizonte renovou 40% da frota do transporte coletivo convencional da cidade entre 2023 e 2025, com a incorporação de 1.088 novos veículos. A capital mineira agora possui a menor idade média de frota entre todas as capitais brasileiras, segundo dados da ANTP e da NTU.
O que aconteceu?
- Renovação de 1.088 ônibus entre 2023 e 2025
- Frota convencional de BH tem agora 2.741 veículos
- Idade média da frota caiu para 5 anos e 2 meses
- Média nacional permanece em 6 anos e 5 meses desde 2011
- Dados são da ANTP e da NTU (Anuário 2023–2024)
Segmentos beneficiados
- Linhas de vilas e favelas: 23 novos miniônibus
- Sistema MOVE: 175 novos veículos
- Linhas convencionais: 890 novos ônibus
Características dos novos veículos
- Ar-condicionado
- Suspensão a ar
- Tecnologia Euro 6 (redução de até 80% na emissão de poluentes)
- Mais conforto e acessibilidade para os passageiros
Impacto para a população
Segundo a Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte, os novos veículos já refletem melhorias visíveis na experiência dos usuários. A modernização da frota é parte de um conjunto de ações da prefeitura, que inclui investimentos em infraestrutura viária e fiscalização do transporte coletivo.
Lei 11.458/2023 e novo modelo de remuneração
A renovação faz parte da aplicação da Lei de Melhorias para o Transporte Coletivo (Lei 11.458/2023), que estabeleceu um novo modelo de remuneração para as concessionárias:
- Prefeitura passou a complementar a tarifa paga pelos usuários
- Empresas só recebem a remuneração se cumprirem exigências como:
- Funcionamento do ar-condicionado
- Limpeza e conservação dos veículos
- Cumprimento de horários
- Segurança e controle de lotação
Com a renovação da frota e o novo modelo de operação, Belo Horizonte busca oferecer um transporte público mais eficiente, sustentável e confortável para os usuários