BNDES aprova financiamento de ônibus elétricos para Curitiba/PR

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de R$ 380 milhões para o município de Curitiba, no Paraná. O recurso será destinado à compra de 54 ônibus elétricos a bateria e à instalação de dois eletropostos, com os equipamentos necessários para recarga. O investimento faz parte do Novo PAC, no eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes – Mobilidade Urbana Sustentável”.

A proposta de Curitiba foi selecionada pelo Governo Federal no final de 2023, por meio do programa Refrota, que visa apoiar a aquisição de ônibus para o transporte público. O projeto está inserido no Plano de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que faz parte das ações do PlanClima do município.

Ônibus elétricos para a linha Inter 2

Os 54 novos ônibus elétricos serão utilizados na linha Inter 2, que atende aproximadamente 91 mil passageiros por dia. A linha atravessa 28 bairros de Curitiba e conecta os principais eixos de BRT da cidade. O trajeto inclui 19 paradas, sendo 13 estações tubo e seis terminais de integração. Atualmente, Curitiba possui um sistema de transporte coletivo que movimenta cerca de 1,36 milhão de passageiros diariamente.

Crescimento da frota de ônibus elétricos

A frota de ônibus elétricos tem registrado crescimento global, com destaque para a China, que concentra 96% da frota mundial de cerca de 580 mil unidades. Na América Latina, o Chile possui 2.500 ônibus elétricos, e a Colômbia, 1.600. No Brasil, existem atualmente 377 ônibus elétricos em operação, em um total de cerca de 107 mil ônibus urbanos.

Fundo Clima e investimentos em mobilidade sustentável

O financiamento aprovado para Curitiba será viabilizado com recursos do Fundo Clima, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O fundo apoia projetos que visam a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a adaptação às mudanças climáticas. A modalidade de apoio à “Logística de Transporte, Transporte Coletivo e Mobilidade Verde” do Fundo Clima contempla a eletrificação das frotas de ônibus, incluindo também o transporte escolar.

A eletrificação da frota de Curitiba visa reduzir as emissões de CO2 e apoiar a transição para um sistema de transporte mais sustentável.

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