O Bonde Urbano Digital (BUD), uma inovação no transporte público da América do Sul, realizou sua primeira viagem nesta terça-feira (09) na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A rota inicial leva passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o Parque das Águas, em Pinhais (PR). Na próxima semana, o itinerário será estendido até o Terminal de Pinhais.
O sistema faz do Paraná o primeiro estado da América do Sul a adotar o Bonde Urbano Digital. O veículo foi concebido como uma combinação entre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Transporte Rápido por Ônibus (BRT).
Tecnologia e Vantagens
O BUD, fabricado pela empresa CRRC Nanjing Puzhen, utiliza a tecnologia Digital Rail Transit (DRT), que permite que ele siga por um “trilho virtual” através de marcadores magnéticos e sensores instalados no asfalto, eliminando a necessidade de trilhos físicos.
A gestão estadual destacou o uso da tecnologia e a autonomia do veículo em parte do percurso, embora conte com motoristas em todas as viagens para monitoramento, devido à legislação atual. O BUD é 100% elétrico, com pneus e operação bidirecional.
Vantagens do sistema BUD:
- Custo-Benefício: O custo de implantação chega a ser três vezes menor que o dos sistemas VLT.
- Capacidade e Velocidade: Tem capacidade para até 280 passageiros, superior ao maior ônibus da RMC (250 pessoas), e pode atingir 70 km/h, mais rápido que o BRT (60 km/h).
- Sustentabilidade: Utiliza supercapacitores para carregamento rápido (cerca de 12 minutos), com autonomia de até 40 km, e possui vida útil que pode chegar a 30 anos.
A tarifa cobrada será a mesma do transporte convencional na região, fixada em R$ 5,50. A rota completa terá cerca de 10 quilômetros, ligando o Terminal de Pinhais ao Terminal São Roque em Piraquara. O BUD fará a linha direta, sem paradas intermediárias, enquanto os veículos tradicionais continuarão operando normalmente.
Estratégia Metropolitana
A operação é coordenada pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). A entidade afirmou que a implantação do BUD faz parte de uma estratégia para suprir o aumento da demanda na Grande Curitiba, cuja população metropolitana cresce mais que a da capital.
O sistema de Pinhais e Piraquara (PR) transporta, em média, 10 mil passageiros por dia. A tecnologia do BUD, que já é usada em cidades na China e no México, tem atraído o interesse de comitivas de outros estados brasileiros e países vizinhos.



