Com mais de R$ 10 bilhões em investimentos e apoio da Aliança ZEBRA, o Brasil avança na substituição de ônibus a diesel por veículos 100% elétricos. Belo Horizonte está entre as cidades que lideram o movimento, com previsão de incorporar 100 veículos à frota até o fim de 2025.
O que aconteceu?
- O Brasil aderiu à Aliança ZEBRA, iniciativa global que promove ônibus de emissão zero na América Latina.
- O Novo PAC Seleções destinou R$ 10,6 bilhões para a compra de 2.529 ônibus elétricos, em diversas cidades brasileiras.
- Belo Horizonte/MG receberá R$ 317 milhões para aquisição de 100 veículos e infraestrutura de recarga.
Belo Horizonte na liderança da mobilidade limpa
- A cidade tem um Plano de Mobilidade Limpa que prevê a substituição de 40% da frota até 2030.
- Testes com ônibus elétricos começaram em outubro de 2023 com veículos da BYD.
- Em 2024, novas fases incluíram testes com Ankai, Volvo e Marcopolo, além da BYD.
Por que a eletrificação avança?
- A Aliança ZEBRA reúne prefeituras, fabricantes e operadores para acelerar a adoção de ônibus elétricos.
- Apoiada por organizações como o C40 Cities e o ICCT, a aliança promove políticas públicas baseadas em ciência e sustentabilidade.
- O apoio federal e municipal tem sido decisivo para ampliar o uso desses veículos no transporte coletivo.
Benefícios dos ônibus elétricos
- Menor custo operacional: até 70% menos peças e menos manutenção.
- Redução de emissões: até 7 milhões de toneladas de CO₂ evitadas até 2025 na América Latina.
- Vida útil longa: cerca de 15 anos, com retorno do investimento em até 5 anos.
- Mais conforto ao passageiro: silêncio, menos trepidação e menor poluição.
Desafios da eletrificação
- Alto custo de aquisição inicial, de 2 a 3 vezes superior ao de um ônibus a diesel.
- Infraestrutura: é preciso adaptar garagens e instalar carregadores.
- Carga tributária: ônibus elétricos importados podem custar até 50% a mais no Brasil em relação a outros países da região.
Situação atual na América Latina
- Brasil: 1.059 ônibus elétricos em circulação.
- Chile: 2.659 ônibus elétricos — maior frota da América Latina.
- Colômbia: 1.590 ônibus elétricos.
- A frota elétrica na região cresceu 806% desde 2017.
E as tarifas?
- Segundo o ICCT, as tarifas não devem subir com a adoção dos elétricos.
- O baixo custo operacional compensa o investimento inicial sem impactar o valor pago pelos usuários.
E a aceitação do público?
- Pesquisa da Aliança ZEBRA mostra preferência da população pelos ônibus elétricos.
- Em Santiago (Chile), passageiros esperam mais tempo no ponto para pegar veículos elétricos.
- Em São Paulo/SP, 789 veículos elétricos (incluindo trólebus) já evitam a emissão de 676 mil toneladas de CO₂.
Principais fabricantes na região
- BYD (China): 2.678 veículos na América Latina.
- Eletra (Brasil): 691 ônibus elétricos em operação no país.