Brasil acelera transição para ônibus elétricos com apoio internacional e investimentos federais

Com mais de R$ 10 bilhões em investimentos e apoio da Aliança ZEBRA, o Brasil avança na substituição de ônibus a diesel por veículos 100% elétricos. Belo Horizonte está entre as cidades que lideram o movimento, com previsão de incorporar 100 veículos à frota até o fim de 2025.


O que aconteceu?

  • O Brasil aderiu à Aliança ZEBRA, iniciativa global que promove ônibus de emissão zero na América Latina.
  • O Novo PAC Seleções destinou R$ 10,6 bilhões para a compra de 2.529 ônibus elétricos, em diversas cidades brasileiras.
  • Belo Horizonte/MG receberá R$ 317 milhões para aquisição de 100 veículos e infraestrutura de recarga.

Belo Horizonte na liderança da mobilidade limpa

  • A cidade tem um Plano de Mobilidade Limpa que prevê a substituição de 40% da frota até 2030.
  • Testes com ônibus elétricos começaram em outubro de 2023 com veículos da BYD.
  • Em 2024, novas fases incluíram testes com Ankai, Volvo e Marcopolo, além da BYD.

Por que a eletrificação avança?

  • A Aliança ZEBRA reúne prefeituras, fabricantes e operadores para acelerar a adoção de ônibus elétricos.
  • Apoiada por organizações como o C40 Cities e o ICCT, a aliança promove políticas públicas baseadas em ciência e sustentabilidade.
  • O apoio federal e municipal tem sido decisivo para ampliar o uso desses veículos no transporte coletivo.

Benefícios dos ônibus elétricos

  • Menor custo operacional: até 70% menos peças e menos manutenção.
  • Redução de emissões: até 7 milhões de toneladas de CO₂ evitadas até 2025 na América Latina.
  • Vida útil longa: cerca de 15 anos, com retorno do investimento em até 5 anos.
  • Mais conforto ao passageiro: silêncio, menos trepidação e menor poluição.

Desafios da eletrificação

  • Alto custo de aquisição inicial, de 2 a 3 vezes superior ao de um ônibus a diesel.
  • Infraestrutura: é preciso adaptar garagens e instalar carregadores.
  • Carga tributária: ônibus elétricos importados podem custar até 50% a mais no Brasil em relação a outros países da região.

Situação atual na América Latina

  • Brasil: 1.059 ônibus elétricos em circulação.
  • Chile: 2.659 ônibus elétricos — maior frota da América Latina.
  • Colômbia: 1.590 ônibus elétricos.
  • A frota elétrica na região cresceu 806% desde 2017.

E as tarifas?

  • Segundo o ICCT, as tarifas não devem subir com a adoção dos elétricos.
  • O baixo custo operacional compensa o investimento inicial sem impactar o valor pago pelos usuários.

E a aceitação do público?

  • Pesquisa da Aliança ZEBRA mostra preferência da população pelos ônibus elétricos.
  • Em Santiago (Chile), passageiros esperam mais tempo no ponto para pegar veículos elétricos.
  • Em São Paulo/SP, 789 veículos elétricos (incluindo trólebus) já evitam a emissão de 676 mil toneladas de CO₂.

Principais fabricantes na região

  • BYD (China): 2.678 veículos na América Latina.
  • Eletra (Brasil): 691 ônibus elétricos em operação no país.