A Turquia foi o único país a apresentar veículos urbanos movido totalmente por combustíveis fósseis durante exposição na Busworld 2023. Em outros stands haviam veículos híbridos, mas apenas as montadoras turcas ainda usaram veículos movidos a óleo diesel.
A equipe da Revista InterBuss esteve presente no evento e foi o único veículo de comunicação brasileiro a fazer uma cobertura amplamente irrestrita, mostrando os destaques e os prêmios em todas as categorias. O Brasil não ganhou nenhum prêmio.
O evento mostrou ao mundo que o futuro é elétrico e as grandes montadoras do mundo apresentaram seus veículos para essa matriz energética, com destaque para a China, que está avançando a passos largos na rápida eletrificação de sua frota.
A frota de carros da China se eletrificou rapidamente no prazo de três anos. Com isso, o know-how do país está sendo exportado para várias partes do mundo, e com preços bastante acessíveis.
Achar que é “clichê” dizer que a China é a responsável pela maior parte da eletrificação do transporte no mundo é uma mera falta de conhecimento, até porque qualquer coisa diferente disso é material claramente pago.
Não há erro em defender outras empresas, sobretudo europeias, quanto à eletrificação do transporte, mas deixar de reconhecer o potencial chinês na nova matriz energética, é desconhecer ou negar o futuro.
Sobre a Turquia, se a mesma realmente foi um destaque, como foi dito em alguns veículos de comunicação, realmente nota-se que muita gente foi na Busworld apenas para passear.
Da Redação InterBuss.
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