Camaçari começou nesta semana a testar ônibus elétricos no sistema emergencial Conecta Camaçari. A iniciativa integra a Oficina de Eletromobilidade no Transporte Público, organizada pelo Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, e tem como objetivo avaliar em condições reais a viabilidade da eletrificação da frota municipal.
Projeto estadual de eletromobilidade
O estudo é conduzido pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e inclui a circulação de veículos de diferentes fabricantes e modelos nas próximas semanas. Os testes vão servir como base para definir o futuro da frota da concessão definitiva, que deverá contar com veículos a combustão e elétricos.
Testes em condições reais
De acordo com o diretor-superintendente da STT, Edmilson Sousa, os ônibus estão sendo avaliados em linhas de alta demanda de passageiros. Serão medidos indicadores como consumo de energia, custos e processos de manutenção, eficiência em diferentes condições climáticas e de relevo, além de conforto para os usuários.
Rotas atendidas
O primeiro veículo já circula em trajetos que atendem Jardim Limoeiro, Parafuso, Vila de Abrantes, Arembepe e Barra do Pojuca.
Outras cidades participantes
Além de Camaçari, também participam da testagem Feira de Santana, Jequié, Luiz Eduardo Magalhães, Salvador e Vitória da Conquista, consolidando a Bahia como referência em projetos de mobilidade sustentável.