Carro ainda é visto como meio de transporte mais seguro no Brasil, aponta pesquisa

Uma pesquisa do Data OLX Autos sobre tendências de mobilidade urbana revelou que o carro segue como o meio de transporte preferido dos brasileiros quando o assunto é segurança. Segundo o levantamento, 73% dos entrevistados afirmaram se sentir mais seguros dentro de um automóvel. Em seguida, aparecem os aplicativos de mobilidade (65%) e os táxis (56%). Já os deslocamentos a pé foram citados por 51% dos participantes.

Uso do automóvel é predominante

O estudo mostra que 72% dos respondentes possuem algum veículo, sendo que 93% têm carro e 33% moto. Entre todos os meios de locomoção, o automóvel foi o mais citado para uso frequente (49%), seguido pelo deslocamento a pé (23%) e pela motocicleta (16%). Mesmo quem não pretende comprar um carro em breve declarou usar o meio com frequência.

Principais finalidades de deslocamento

O automóvel é utilizado especialmente para atividades cotidianas, como visitar familiares e amigos (71%), ir a hospitais e clínicas (69%), frequentar supermercados e padarias (63%) e se deslocar para o trabalho (53%).
O deslocamento a pé, por sua vez, é mais comum em trajetos de curta distância, como farmácias (49%) e academias (36%). Já os aplicativos de mobilidade aparecem com mais força nos deslocamentos para bares e restaurantes (27%) e serviços de saúde (24%).

Condições da mobilidade urbana

Quando questionados sobre a qualidade da mobilidade nas cidades, os entrevistados avaliaram como “ótima” ou “boa” a fluidez do trânsito em apenas 21% dos casos. As condições de ciclovias e ciclofaixas tiveram a pior percepção, classificadas como “ruim” ou “péssima” por 58% dos participantes.
Entre os meios de transporte, os aplicativos de carro receberam as melhores avaliações (52% positivo). Já bicicletas e patinetes compartilhados foram os mais criticados, sendo apontados como “regular” ou “ruim” por 61%.

Elétricos e híbridos em foco

O estudo também investigou hábitos de quem já possui carros elétricos ou híbridos. Sete em cada dez donos recarregam o veículo em casa ou no condomínio, enquanto 24% utilizam shoppings e centros comerciais. Em viagens longas, 53% planejam previamente as paradas para recarga.

Intenção de compra

A pesquisa aponta ainda que 53% dos entrevistados pretendem comprar um carro nos próximos seis meses. A preferência é maior por usados (42%) e seminovos (24%). Apenas 9% buscam um zero quilômetro, enquanto 26% ainda não decidiram.

Metodologia

O levantamento foi realizado entre 28 de abril e 22 de maio de 2025, com 1.210 pessoas em todas as regiões do Brasil. A maioria dos entrevistados pertence às classes B e C e está na faixa da Geração X (56%) e Y (27%).