O projeto “Ônibus Sem Catraca”, que consiste em veículos do transporte coletivo público urbano sem o equipamento, a fim de agilizar a mobilidade e o processo de embarque e desembarque, será ampliado a partir desta terça-feira (22/08) em Caxias do Sul. Com aval da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e implantação da concessionária, a iniciativa passa a atender também cidadãos das linhas L04 – Cruzeiro e L86 – Coletora Central.
Com a retirada da catraca dos ônibus, o projeto propõe melhorias na cidadania, novas experiências e facilidade no acesso dos usuários aos veículos. Toda a frota participante do projeto é adesivada com a característica da iniciativa. As linhas L04 – Cruzeiro e L86 – Coletora Central foram selecionadas para o projeto devido ao grande índice de gratuidades e da utilização do cartão Caxias Urbano. Não obstante, também há instituições sociais em cada região. Desta forma, o projeto facilita o transporte da população frequentadora dos espaços.
Outro aspecto a ser destacado é a instalação da nova leitora “AtlasBox”. O equipamento pode ser configurado para receber pagamento por meio de cartões de crédito e de débito. Também é possível pagar a tarifa com o cartão Caxias Urbano, ou em dinheiro, junto ao condutor do veículo. O projeto “Ônibus Sem Catraca” retira do veículo a catraca, mas não isenta os passageiros do pagamento da tarifa. Os ônibus também estão equipados com câmeras de videomonitoramento para segurança dos passageiros e do motorista.
Com a implantação do projeto nas linhas L04 – Cruzeiro e L86 – Coletora Central, as quatro regiões de Caxias do Sul estarão contempladas pela iniciativa. Atualmente, o “Ônibus Sem Catraca” existe nas linhas L06 – Universitário e L98 – Panazzolo / Vila Verde.
As informações são da Prefeitura de Caxias do Sul.
Leia também: Empresa não entrega ônibus e Prefeitura de Palmas rompe contrato de aluguel