A Marcopolo expôs soluções para a descarbonização do transporte no Congresso SAE BRASIL 2024. A fabricante apresentou os veículos Volare Attack 9 Híbrido/elétrico movido a etanol e um ônibus Viale movido a Hidrogênio, desenvolvido para um projeto na USP – Universidade de São Paulo.
Além dos veículos expostos, executivos da Marcopolo participaram de dois painéis do Congresso. No painel Montadoras e seus veículos a H2, Renato Machado Florence, gerente de engenharia de desenvolvimento de chassi, comentou sobre os projetos da companhia relacionados ao uso da tecnologia. No painel Ferroviário Daniel Rodrigues, consultor comercial da Marcopolo Rail, abordou os recentes avanços da marca e ampliação do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.
Attack 9 Híbrido, o primeiro micro-ônibus elétrico a etanol
O Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol é primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender. Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, e com a WEG
O modelo tem elevado grau de nacionalização e reúne as vantagens e benefícios de um micro-ônibus convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias. O powertrain do Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol oferece os benefícios de um veículo elétrico, sem a necessidade de recarga e infraestrutura de recarregadores. A tração nas rodas é gerada por um motor elétrico, com a vantagem de as baterias serem alimentadas por um gerador on-board movido por um motor a etanol, que funciona apenas cerca de 1/3 do tempo de operação e na faixa ideal de rotação com máxima eficiência.
A tecnologia implantada no veículo oferece menores níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza) e manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, pois utiliza sistema regenerativo, que também recarrega as baterias nas frenagens. O modelo se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três pack de baterias, que armazenam 122kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.
Marcopolo Rail, contribuindo para o desenvolvimento do setor ferroviário
Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, VLTs, bem como fabricação de caixas para People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização.
Atualmente, entre os projetos em produção pela Marcopolo Rail, estão os modelos People Movers entregues ao Aeroporto de Guarulhos para a movimentação entre terminais, além do fornecimento de três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper, à Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país.
Entre os projetos da companhia também está o Prosper Hybrid, apresentado recentemente ao mercado e voltado para o transporte urbano e intercidades, combinando a eficiência dos motores diesel e elétrico com baterias.
Recentemente, a companhia anunciou a ampliação de sua capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600 m² de área total, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.