A Coppe/UFRJ deu início ao estudo técnico da futura Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro, que deve ligar quatro municípios da Região Metropolitana: Rio, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. O projeto, prometido há décadas, entra agora em uma nova fase com investimento federal de R$ 26 milhões.
O que aconteceu?
- Estudo técnico da Linha 3 do metrô começou a ser elaborado pela Coppe/UFRJ;
- Projeto pretende conectar Rio, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí;
- Investimento de R$ 26 milhões veio por meio de emendas parlamentares federais;
- Prazo do estudo é de 30 meses;
- Análise inclui viabilidade econômica, traçado e impacto social;
- Trajeto prevê túnel sob a Baía de Guanabara.
Novo olhar técnico
Coordenado pelo professor Rômulo Orrico, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, o estudo busca atualizar as bases do projeto, sem compromisso com propostas anteriores. Segundo Orrico, será feita uma avaliação completa e independente: “Vamos considerar o que já foi feito, mas com base técnica atualizada e sem compromisso com antigos traçados”.
A pesquisa também enfrentará desafios por falta de dados atualizados sobre o comportamento do trânsito e da mobilidade urbana na região. “Duque de Caxias, por exemplo, hoje é um polo e não mais cidade-dormitório. Precisamos de dados que reflitam isso”, explicou Orrico. A ligação entre Niterói e São Gonçalo será um dos principais focos, considerada uma das maiores conexões intermunicipais do país.
Histórico de promessas
- Projeto da Linha 3 é discutido desde os anos 1960;
- Em 2000, um estudo do BNDES apontou viabilidade de túnel entre Rio e Niterói;
- Em 2010, o TCU encontrou irregularidades em levantamentos topográficos;
- Em 2013, houve anúncio de verbas para um monotrilho com 14 estações, que não avançou;
- Em 2015, o projeto incluía um trajeto de 21 km, com custo estimado de US$ 2,5 bilhões.
Potencial de mudança
A Coppe tem histórico em projetos estratégicos como o metrô de Salvador e sistemas de mobilidade no Rio. Agora, a missão é produzir um estudo técnico robusto que possa viabilizar finalmente a implantação da Linha 3 do metrô, considerada uma das principais demandas de transporte público da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.