Cummins apresenta linha de motores a etanol na Fenatran 2024

A Cummins Brasil apresentou o motor B6.7 movido a etanol na Fenatran 2024, maior feira de transportes de carga e logística da América Latina. É o primeiro motor turboalimentado com ignição por centelha e baixas emissões de poluentes.

A solução representa um passo importante para a empresa no Brasil, ao explorar o uso do combustível renovável como uma alternativa estratégica para a matriz energética nacional.

Equipado com um cabeçote de duplo comando de válvulas e um sistema de injeção de combustível a 350 bar, o motor entrega 325 hp (330 cv) a 2800 rpm e torque de 895 Nm a 1800 rpm, destacando-se pela eficiência no consumo e manutenção simplificada.

Construído a partir da consagrada plataforma B, o conceito B6.7 etanol responde à demanda do mercado por um produto que combina as características de durabilidade e desempenho de um motor diesel, com as vantagens ambientais deste biocombustível.

Entre os principais diferenciais está a simplificação dos sistemas de pós-tratamento exigidos nos motores diesel. Além disso, não há necessidade de adição do Arla 32 — o que pode proporcionar uma economia significativa para o frotista.

O etanol é uma realidade consolidada no Brasil desde os anos 70. A empresa considera que o motor pode ser uma alternativa viável para diversas aplicações, como ônibus, caminhões leves de entrega, pick-ups, vans e trailers.

Related Posts