Nos próximos dias, Curitiba/PR recebe uma missão de avaliação do KfW Bankengruppe, o banco de desenvolvimento alemão, para validar a aprovação de um financiamento obtido em setembro de 2024. Representantes da instituição internacional estarão na cidade para analisar os detalhes do projeto Curitiba Carbono Neutro, que visa a implementação de medidas sustentáveis na mobilidade urbana e na eficiência energética.
O empréstimo, no valor de € 100 milhões, será destinado à compra de 84 ônibus elétricos, à construção de dois eletroterminais e à instalação de painéis de energia fotovoltaica em 27 equipamentos públicos da cidade. Em contrapartida, a Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) investirá € 25 milhões. Com isso, o município busca promover uma transformação no sistema de transporte coletivo e em sua infraestrutura urbana, alinhando-se com as metas de sustentabilidade e redução de emissões de carbono.
A primeira fase da missão será conduzida pela consultora do KfW Bankengruppe, Christiane Kunze, que tem a tarefa de elaborar a documentação essencial para o panorama geral do projeto. Ela também avaliará a estrutura institucional da prefeitura para a gestão do contrato e a execução das obras e aquisições.
A missão inclui também visitas técnicas a pontos estratégicos da cidade. No primeiro dia, a consultora conheceu a governança da gestão contratual dos financiamentos externos, coordenada pela Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag). Marcio Teixeira, coordenador da Utag, explicou como Curitiba tem experiência na gestão de contratos multilaterais, o que contribui para a execução bem-sucedida do projeto.
Além disso, a consultora visitou itinerários das linhas Leste-Oeste e Inter 2/Interbairros II, que serão as primeiras a operar com os ônibus elétricos. Essas linhas passam por revitalizações financiadas por outros organismos multilaterais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o New Development Bank (NDB).
Na terça-feira (21) o foco foi a Pirâmide Solar do Caximba e os locais que receberão os painéis solares, incluindo o Restaurante Popular do Tatuquara. A missão também abordará temas como o modelo de gestão de transporte público, a distribuição de energia pela prefeitura e os impactos esperados dos projetos na população.
A comitiva de executivos do KfW Bankengruppe chegará a Curitiba no dia 27 de janeiro para a continuidade da avaliação e a formatação final do programa, com o objetivo de garantir o financiamento e a execução do projeto de mobilidade sustentável da cidade.