A Daimler Buses fez o lançamento mundial do Mercedes-Benz eCitaro K, a versão curta de 10,63 metros do consagrado ônibus elétrico eCitaro, na IAA Transportation 2024. Esta é a maior feira internacional de veículos comerciais, que foi realizada, entre 17 e 22 de setembro, em Hannover, na Alemanha. O ponto forte do eCitaro K é sua capacidade de percorrer vias estreitas em subúrbios e cidades antigas, operando com um número limitado de passageiros.
A Daimler Buses também levou para o evento novidades e destaques dos sistemas de segurança e assistência que, mais uma vez, definem o padrão para ônibus rodoviários. Nesse sentido, irá apresentar, pela primeira vez, o novo Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach. Já o Setra MultiClass híbrido S 510 LE também foi destaque no IAA. O ônibus interurbano compacto não é apenas facilmente manobrável, mas também ganha evidência pelo seu alto nível de conforto e um sistema de direção extremamente eficiente. Outra novidade na IAA é o amplo pacote de serviços da Daimler Buses para clientes de ônibus rodoviários.
Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses: “Estamos conduzindo ativamente a transformação para o transporte de passageiros localmente neutro em CO2. Com nosso novo eCitaro K, temos cinco ônibus urbanos eletrificados em nosso portfólio, o que nos permite cobrir praticamente todas as aplicações relevantes no transporte público. Além disso, oferecemos, junto com nossa subsidiária Daimler Buses Solutions GmbH, soluções para a operação de uma frota de ônibus urbanos elétricos”.
Lançamento mundial do Mercedes-Benz eCitaro K:
E-mobility compacta
A Daimler Buses está expandindo a linha de modelos Mercedes-Benz eCitaro e, com o novo eCitaro K de 10,63 metros de comprimento, oferece agora uma versão curta do consagrado ônibus totalmente elétrico de piso baixo. Essa linha conta com o eCitaro de 12,14 metros de comprimento e com o eCitaro G articulado de 18,13 metros de comprimento. Com seu tamanho compacto, o eCitaro K é um ônibus para uso em serviço público com todas as qualidades de seus irmãos maiores. Com uma distância entre eixos de 4.398 milímetros, menor que o eCitaro em cerca de 1,5 metro, o eCitaro K oferece excelente manobrabilidade.
O eCitaro K está disponível com um mínimo de quatro e um máximo de seis baterias, com uma capacidade total de até 588 kWh. Na configuração máxima, o eCitaro K atinge uma autonomia superior a 300 quilômetros sob condições favoráveis durante toda a vida útil da bateria. Para rotas mais longas, o eCitaro K permite carga intermediária de energia elétrica por meio do uso de pantógrafo.
O novo eCitaro K está disponível com duas ou três portas. O layout do salão de passageiros é idêntico ao do Citaro e do eCitaro, assim os passageiros não precisam se adaptar e o motorista também não. O cockpit e o conceito operacional desse ônibus urbano correspondem aos já conhecidos no eCitaro, garantindo trocas rápidas de motorista, como de costume. Como seus irmãos mais longos, o eCitaro K também é movido pelo eixo portal elétrico ZF AVE 130 com dois motores, cada um com uma saída máxima de 125 kW. Ele também foi equipado com os mais recentes sistemas de segurança e assistência.
O Mercedes-Benz eCitaro K está disponível opcionalmente com câmeras em vez dos espelhos externos retrovisores. As vantagens do sistema MirrorCam ganham destaque: um campo de visão estendido para o motorista através das janelas e visibilidade significativamente melhor para a traseira no escuro, graças à amplificação de luz residual. Comparado com os espelhos convencionais, o MirrorCam pouco ou apenas ligeiramente se projeta além das bordas do veículo. Isso significa manobras ainda mais fáceis e menos danos.
As informações são da Mercedes-Benz.
Leia também: Bairros de Salvador são beneficiados com nova linha de ônibus