A região do Distrito Federal ganhou mais de 2300 novos ônibus desde o ano de 2019. Nesse tempo houve também a ampliação da frota em 158 coletivos. Mais 850 ônibus novos deverão ser integrados ao sistema até o final deste ano.
“Podemos afirmar que temos a frota mais nova de todo o Brasil. São veículos com idade média de quatro anos. Dos 2.850 ônibus em operação no sistema, 2.303 foram renovados. O que falta para que todos sejam substituídos é o que está ocorrendo agora com os veículos da São José, que estão sendo entregues, e da Marechal, que nos apresentou recentemente um cronograma garantindo a renovação dos veículos antigos”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Serão 473 novos ônibus da São José e 377 da Marechal. No caso da primeira empresa, 150 já estão em operação. Os demais entrarão gradativamente até dezembro. “Todos os ônibus que serão renovados são mais modernos e contam com uma tecnologia de eficiência energética e baixa poluição. É mais conforto para o usuário”, afirma Gonçalves.
Entre as novidades estão veículos com ar-condicionado e adaptados para a operação de cartões de crédito e débito, além de modelos com capacidade maior de passageiros.
Os veículos atenderão as regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN), Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), Estrutural, Vicente Pires e Brazlândia.
A média de idade da frota exigida por lei é de 7 anos. Com a expansão da região, nova frota deverá ser colocada em circulação para atendimento aos moradores. Como tudo já estava previsto em contrato, não haverá impacto na tarifa.
Da Redação InterBuss com informações da Agência Brasília.
Leia também: Homem entra com caixa d’água em ônibus e é expulso pelo motorista no Rio de Janeiro