Foi lançado o edital de licitação para a implantação do Corredor Metropolitano Sul – Expresso GV, que representará um investimento de R$ 318 milhões na Grande Vitória/ES. O projeto tem como objetivo conectar os municípios de Vila Velha e Cariacica por meio de um corredor exclusivo para ônibus, ciclovia integrada e requalificação urbana e viária. A iniciativa foi apresentada na manhã desta quinta-feira (09) no Palácio Anchieta, em Vitória.
O Corredor Metropolitano Sul será construído no canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg, utilizando pavimentação em concreto, com plataformas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros. O projeto visa reduzir em 50% o tempo de deslocamento para os usuários de quatro terminais urbanos na região: Jardim América, IBES, São Torquato e Vila Velha. Também está previsto o aprimoramento da fluidez do trânsito, segurança para pedestres, ciclistas e motoristas.
Além disso, a requalificação do pavimento asfáltico no trecho de 6,5 km de corredor exclusivo para ônibus irá beneficiar o sistema de transporte coletivo e também a atividade econômica local, com a criação de um Corredor Logístico projetado para suportar caminhões de até 45 toneladas. O investimento contempla a instalação de sistemas de videomonitoramento e painéis de informação em tempo real nas estações de ônibus.
O projeto também inclui a implantação de uma ciclovia conectada por um viaduto que ligará Vila Velha a Cariacica. A obra prevê a construção de dois novos viadutos, com cerca de 530 metros cada, para melhorar a conexão com a Segunda Ponte e otimizar o tráfego na região.
A execução das obras será dividida em duas etapas: elaboração dos projetos básicos e executivos, seguidas pela execução das obras. O prazo para a conclusão é de 24 meses. A obra tem o apoio das prefeituras de Vila Velha e Cariacica, além do Governo Federal.