Para viabilizar um deslocamento mais seguro para os pedestres que circulam nas regiões da Vila Castelo Branco e Jardim Londres, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantou um novo conjunto semafórico na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), na altura da Avenida Ibirapuera. Os equipamentos foram ligados nesta quarta-feira, 9 de novembro.
Instalados nos dois sentidos da Avenida JBD, e também nas marginais, os novos semáforos para travessia de pedestres são acionados por botoeiras. Assim, os pedestres devem acionar o botão e aguardar a fase “verde” (“vermelha” para os veículos) para realizar a travessia com segurança.
Os equipamentos promovem a circulação segura de pedestres e usuários do transporte público coletivo que atravessam a avenida. A região conta com diversos comércios locais e imóveis residenciais, além da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher e 2ª Delegacia Seccional de Campinas.
Por esse trecho da avenida, que integra o Corredor BRT Campo Grande, circulam as linhas 116, 119, 134, 210, 210.2, 211, 212, 212.1, 214, 220, 221, 222, 223, 224, 225, 229, 230, 231 e 241. Pela Avenida John Boyd Dunlop circulam, em média, 28 mil veículos diariamente.
O local também recebeu reforço da sinalização vertical (placas) e horizontal (solo), incluindo pintura de faixas de pedestres. A Emdec investiu cerca de R$ 160 mil na implantação dos equipamentos.
O semáforo foi implantado como parte da Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, que busca zerar o número de acidentes com vítimas fatais na Avenida John Boyd Dunlop e conscientizar condutores sobre o excesso de velocidade praticado na via. Além de ações educativas, a campanha envolveu reforço da sinalização viária ao longo da avenida.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Morre Roberto Guilherme, o eterno “Sargento Pincel”, aos 84 anos