Emdec faz operação com “direita livre” no cruzamento da Theodureto com Tapetão

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) fará uma operação piloto de “direita livre” no acesso da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) para a Avenida Dr. Theodureto de Almeida Camargo, na região do Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. O teste será realizado nesta quinta-feira, dia 16 de março, no horário de pico da manhã (entre 6h30 até as 8h) e pico da tarde (15h30 às 17h).

A “direita livre” consiste em manter a faixa direita de rolamento da via exclusiva para as conversões à direita. “O objetivo é proporcionar maior fluidez no trânsito. O motorista que tem a intenção de seguir em frente utiliza as outras faixas de rolamento; e quem irá fazer a conversão, se mantém à direita”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A ação será realizada no sentido Barão Geraldo-Centro e contará com três agentes da Mobilidade Urbana em campo, além de equipes semafórica e de estatística da Emdec. Também conta com o apoio da concessionária Rota das Bandeiras, responsável pela rodovia.

Os resultados serão analisados para balizar futuras decisões.

Amoreiras x Cremasca Levantesi

Recentemente a Emdec implantou a “direita livre” no cruzamento das avenidas das Amoreiras com Maria Anna Cremasca Levantesi, na região do Parque Montreal. O projeto criou uma faixa adicional na Amoreiras, aumentando a capacidade viária e permitindo que a faixa da direita fosse utilizada somente para as conversões.

Na execução da obra foram melhorados os raios de curvaturas, com mais conforto nas realizações das manobras, principalmente dos veículos pesados e articulados.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Lei torna pública distribuição do canabidiol em São Paulo