Fortaleza/CE sedia dois eventos internacionais sobre mobilidade ativa

Fortaleza/CE será palco de dois importantes encontros internacionais para promover a mobilidade sustentável. De 2 a 5 de dezembro, a capital cearense receberá especialistas, gestores públicos e representantes de cidades e instituições para discutir o futuro da mobilidade ativa. A abertura oficial da Semana de Mobilidade Ativa de Fortaleza acontecerá no dia 2 de dezembro, às 18h, no auditório do Paço Municipal.

O Workshop de Equidade, Diversidade e Inclusão para a Mobilidade Ativa na América Latina será realizado no período de 3 a 5 de dezembro, uma promoção da Rede C40 e da TUMI (Transformative Urban Mobility Initiative) da GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional), com suporte da Prefeitura de Fortaleza, exclusivo para convidados. O evento contará com a participação de 17 cidades de sete países da América Latina. Durante o encontro, serão apresentados casos de sucesso, incluindo iniciativas de Fortaleza, cidade destacada por sua política de mobilidade inclusiva e sustentável. A programação inclui um tour de bicicleta e visitas à AMC (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania), para conhecer de perto os projetos de segurança viária implementados na cidade.

O BICI – Technical Meeting, iniciativa da Bloomberg Philanthropies e da Global Designing Cities Initiative (GDCI), também acontece no período de 3 a 5 de dezembro, para convidados. O evento reunirá as 10 cidades vencedoras do Prêmio BICI para atividades de networking e troca de experiências sobre infraestrutura cicloviária. Além de visitas técnicas à Citinova e à AMC, os participantes também farão um tour ciclístico para explorar as iniciativas locais que têm transformado a mobilidade urbana.

Fortaleza: referência em mobilidade ativa

Desde 2014, Fortaleza tem implementado uma política de mobilidade centrada em pedestres, ciclistas e usuários de transporte público. A cidade conta com uma ampla rede de ciclovias e ciclofaixas, faixas exclusivas para ônibus, redução de limites de velocidade e outras medidas de moderação de tráfego. Essas ações resultaram em avanços significativos: aumento do uso de transportes ativos, maior eficiência no transporte público e, principalmente, uma redução de mais de 50% no número de mortes no trânsito nos últimos 10 anos. Os dois eventos são uma oportunidade única para destacar os avanços de Fortaleza e fomentar a cooperação internacional em prol de cidades mais inclusivas e sustentáveis.

Related Posts