Governo Federal assina cessão da linha férrea para VLT em Campina Grande/PB

O Governo Federal assinará, nesta terça-feira (10), às 15h30, em Brasília, o Termo de Cessão da linha férrea no trecho urbano de Campina Grande/PB para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), também conhecido como “Metrô de Superfície”. A cessão inicial incluirá 4,8 quilômetros de trilhos da Ferrovia Transnordestina, que serão utilizados no projeto.

O projeto de implantação do VLT em Campina Grande receberá R$ 7,2 milhões em recursos do Orçamento Geral da União, destinados à elaboração do Projeto Executivo. O financiamento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções), no segmento Mobilidade Urbana, e foi selecionado pelo Ministério das Cidades.

Em julho, o Governo Federal formalizou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o município para a cessão de 14,8 quilômetros de trilhos da Ferrovia Transnordestina. A medida visa melhorar a mobilidade urbana e viabilizar o projeto do VLT. O acordo permitirá o avanço dos estudos necessários para a implantação do sistema de transporte.

A linha do VLT em Campina Grande atenderá áreas chave da cidade, como os polos universitário, industrial, hospitalar, jurídico e comercial. Estima-se que o projeto beneficiará diretamente um quarto da população de Campina Grande, com mais de 400 mil habitantes, com impacto positivo em toda a cidade.

Related Posts