Governo Federal libera R$ 10,6 bilhões para obras de mobilidade em SP

O Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES) homologou R$ 10,6 bilhões para infraestrutura em São Paulo.

As obras integram o Novo PAC em investimentos financiados via BNDES. Envolvem a expansão do metrô de São Paulo, a extensão do Rodoanel Norte, o trem entre a capital paulista e Campinas e a aquisição de 1.300 ônibus elétricos.

As obras

METRÔ — A Linha 2 Verde do Metrô de São Paulo atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente e será prolongada por 8,2 km. Ganhará oito novas estações até a Penha, onde haverá integrações com a Linha 3 (Vermelha) e a Linha 11 (Coral). A extensão vai exigir a necessidade de 44 novos trens. O investimento total é de R$ 6 bilhões, com R$ 3,6 bilhões para os trens e R$ 2,4 bilhões na obra civil. O financiamento do BNDES ao Governo de São Paulo refere-se aos trens e garante que sejam produzidos pela indústria nacional. O projeto tem previsão de conclusão até dezembro de 2028 e vai atender 1,2 milhão de pessoas diariamente.

RODOANEL — O Rodoanel Mário Covas interliga as 12 rodovias que cortam a Região Metropolitana de São Paulo. Facilita o tráfego, especialmente de caminhões, e melhora o acesso ao porto de Santos. Em março de 2023 foi realizado o leilão da PPP do Rodoanel Norte. O trecho tem características de rodovia de 120 km/h, com pista dupla separada por canteiro central. Conta com 19,7 km de vias em quatro faixas e 26,1 km de vias em três faixas, além de 14 túneis. O projeto deverá desviar o tráfego de cerca de 30 mil caminhões e 54 mil automóveis da Marginal Tietê por dia. O contrato inclui a mitigação de impactos ambientais, com 14 passagens de fauna. O investimento total é de R$ 3,4 bilhões, dos quais R$ 2 bilhões destinados à finalização. O financiamento do BNDES é de R$ 1,35 bilhão. A expectativa é de gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo da execução da obra.

TREM INTERCIDADES — O trem intercidades vai conectar São Paulo a Campinas, numa intervenção que deve gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos e beneficiar 11 municípios e 15 milhões de pessoas. O trem de média velocidade atinge até 140km/h. O investimento total é de R$ 14,5 bilhões, com R$ 6,4 bilhões de financiamento do BNDES para apoiar o aporte do Governo de São Paulo no Eixo Norte da obra. O financiamento foi dividido em duas etapas, sendo a etapa atual, assinada em Brasília, no valor de R$ 3,2 bilhões. A segunda etapa, de mesmo valor, será assinada em 2025. O serviço expresso entre as duas cidades terá 101 quilômetros de extensão, com serviços paradores entre Francisco Morato e Jundiaí e conexões com os trens intermetropolitanos e a linha 7-Rubi do metrô de São Paulo.

ÔNIBUS ELÉTRICOS — Com a prefeitura de São Paulo, o BNDES assinou contrato de R$ 2,5 bilhões para a aquisição de 1.300 ônibus elétricos de fabricação nacional. “São ônibus produzidos no Brasil, porque esse é um diferencial fundamental: tudo que o BNDES faz tem que ter conteúdo local. Isso sinaliza um avanço importante. Temos 117 mil ônibus a diesel no Brasil. O Brasil é o segundo país que mais anda de ônibus. Temos um desafio gigantesco e uma oportunidade que é a migração do ônibus a diesel para o ônibus elétrico. Iniciamos hoje uma trajetória muito promissora”, pontuou Aloizio Mercadante.

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