Guarujá/SP estuda implantar Faixa Azul para motociclistas em 2026

A Prefeitura de Guarujá/SP, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), está desenvolvendo estudos para implantar o Projeto Faixa Azul no município, com previsão de concretização em 2026. A iniciativa visa aumentar a segurança dos motociclistas, um dos alvos mais frequentes em acidentes de trânsito no país.

O projeto deve abranger vias de grande fluxo, como as avenidas Dom Pedro I, na Enseada, e Santos Dumont, em Vicente de Carvalho.

A iniciativa atende à preocupação da administração municipal em realizar ações e projetos voltados à maior segurança no trânsito. A equipe da Semob já realizou reuniões com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), que implementou a Faixa Azul na capital paulista com resultados positivos na queda de acidentes envolvendo motocicletas.

O secretário de Mobilidade Urbana informou que a prefeitura está na fase de estudo das vias para verificar a viabilidade, a largura e se elas comportam o projeto, seguindo um conjunto de engenharia de tráfego. O processo técnico é fundamental para que o projeto seja inscrito na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ainda este ano.

É importante ressaltar que a Faixa Azul não é uma sinalização fixada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dependendo de uma autorização especial da Senatran, uma vez que a competência para legislar sobre trânsito é privativa da União. A Câmara dos Deputados discute atualmente um projeto para que essa sinalização seja prevista no CTB.