No último dia 8, o grupo Go-Ahead oficialmente anunciou um pedido de até 1200 ônibus, sendo mais de 90% deles com tecnologias zero emissão, junto à fabricante Wrightbus, da Irlanda do Norte (parte do Reino Unido). Uma cerimônia foi realizada no dia, na fábrica localizada em Ballymena, com a presença de diversas autoridades incluindo a Secretária de Transportes, Louise Haigh. O investimento total é de até £500 milhões (o equivalente a cerca de R$3,65 bilhões).
Os veículos serão produzidos ao longo dos próximos 3 anos e devem ser distribuídos pelas diversas operações da Go-Ahead na Inglaterra. Dentre as localidades citadas estão Plymouth (sudoeste da Inglaterra), Gloucestershire (oeste), East Yorkshire (nordeste), Isle of Wight (ilha localizada ao sul) e Londres.
Wright StreetDeck Electroliner (elétrico a baterias) que rodou em testes na London General, do grupo Go-Ahead
O site especializado routeone obteve mais detalhes da encomenda: as entregas para o primeiro ano incluem 201 carros financiados pelo programa ZEBRA 2 (Zero Emission Bus Regional Areas), para o interior da Inglaterra. O restante das entregas do primeiro ano e quase todas as entregas para o segundo e terceiro anos serão destinadas a Londres.
Wright StreetDeck Electroliner (elétrico a baterias) em operação na Oxford Bus Company, do grupo Go-Ahead (Foto: Go-Ahead Group)
Trata-se de uma importante guinada do grupo Go-Ahead, que vinha investindo majoritariamente em elétricos com carroceria Alexander Dennis e chassi BYD, especialmente em Londres. Entretanto, na região de Oxford, o grupo já opera elétricos do modelo Wright StreetDeck Electroliner, comprados em peso com financiamento do programa ZEBRA.
Trata-se do maior pedido da história da Wrightbus, que vem emergindo fortemente de uma profunda crise na década passada que quase resultou no encerramento das atividades. A nova encomenda se soma a uma lista de pedidos bastante consistente, garantindo a longo prazo os empregos de cerca de 500 funcionários em Ballymena e permitindo a contratação de estagiários e jovens aprendizes, sem contar os empregos estimulados na cadeia de fornecedores.
O pacote que acompanha o pedido inclui um programa de treinamento para funcionários da Go-Ahead, especialmente do setor de manutenção, que terão acesso a materiais e cursos da Wrightbus.
Wright GB Kite Hydroliner (movido a célula de hidrogênio) da Metrobus, empresa do grupo Go-Ahead que opera nos condados de West Sussex e Surrey
A atual linha de elétricos da Wrightbus (tanto os movidos a baterias quanto os movidos a célula de hidrogênio) tem obtido bastante sucesso junto ao mercado, graças ao uso de sistemas e tecnologias de fornecedores de alta confiabilidade no Ocidente. A tração elétrica, por exemplo, é fornecida pela Voith, da família VEDS (Voith Electrical Drive System), com um dos maiores índices de eficiência energética e confiabilidade do mercado. O sucesso ressoou no mercado e fez, por exemplo, com que a concorrente Alexander Dennis (do grupo NFI, liderado pela canadense New Flyer e com participação acionária da Marcopolo) voltasse às pranchetas para lançar uma linha de elétricos que não dependesse mais dos chassis da chinesa BYD.
Texto: Fábio Tanniguchi, especial para o Portal InterBuss. Ao copiar, em especial blogs de releases, dar o crédito.