Joinville/SC: Lançamento da licitação do transporte coletivo é adiado para o 1º semestre de 2026

A Prefeitura de Joinville/SC informou ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que o lançamento da inédita licitação do transporte coletivo municipal está previsto para o primeiro semestre de 2026, com a expectativa de ocorrer até março.

O novo cronograma foi apresentado com ressalvas, indicando que o prazo será cumprido se não surgirem mais demandas na fase de preparação do edital. A promessa anterior da prefeitura era de lançar o edital em fevereiro de 2024. O contrato atual do serviço de ônibus, cuja permissão original venceu em janeiro de 2014, vem sendo prorrogado desde então.

O MP tem acompanhado os preparativos para a licitação por meio de um procedimento iniciado em 2021.

Análise e Próximos Passos

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), contratada para auxiliar na modelagem da concessão, está analisando os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao edital e ao contrato. Como se trata de uma concessão, é necessária a avaliação prévia do TCE.

O cronograma de trabalho após a análise da Fipe (que tem 60 dias a partir do final de outubro) prevê as seguintes fases:

  • Adequações: A Seinfra fará as adequações necessárias em 30 dias após receber a documentação da Fipe.
  • Lançamento: A Secretaria de Administração pretende lançar o edital em 30 dias após a Seinfra encaminhar os documentos, mas o prazo pode ser alterado conforme os ajustes.

O que o Futuro Sistema Promete

O futuro sistema de transporte de Joinville, segundo a prefeitura, contará com:

  • Mais ônibus, linhas e horários.
  • Frota renovada: Veículos com no máximo dez anos de uso, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e câmeras.
  • Nova bilhetagem: Permitirá integração fora dos terminais e a aplicação de tarifas flexíveis (valores diferentes conforme o horário, por exemplo).
  • Infraestrutura: Inclui a construção de um novo terminal na Zona Norte (região das universidades) e a reforma dos terminais e pontos de ônibus existentes.