Juiz de Fora/MG: Licitação prevê fim de ônibus lotados e cidade abre consulta pública sobre o novo transporte

A prefeitura de Juiz de Fora/MG abriu uma consulta pública para que a população possa debater e opinar sobre o futuro do transporte público municipal. O anúncio coincide com a divulgação de detalhes do novo edital de licitação, que propõe mudanças estruturais para acabar com a superlotação e melhorar a qualidade do serviço.

A consulta pública já está disponível on-line e os cidadãos, especialistas e demais interessados terão até o dia 2 de novembro de 2025 para enviar sugestões e contribuições. A administração municipal busca garantir a transparência e a participação popular no processo que definirá a concessionária e o modelo de transporte coletivo para os próximos 15 anos.

O Fim da Remuneração por Passageiro

A principal alteração do novo edital está na forma de remuneração da futura concessionária, que atualmente se baseia na quantidade de passageiros transportados.

O novo modelo passará a remunerar a empresa com base na quilometragem percorrida e no seu desempenho em indicadores de qualidade. A mudança é estratégica e, segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) de Juiz de Fora/MG, tem como objetivo eliminar o incentivo a operar com ônibus lotados.

“A esperança é mudar essa realidade”, afirmou a administração municipal.

O que o novo sistema prevê

O contrato de concessão terá duração de 15 anos, prorrogáveis por igual período, e será na modalidade concorrência. O novo sistema de transporte, que tem previsão de operação para o final de 2026, traz diversas inovações:

  • Frota e tecnologia: Estão previstos 107 novos ônibus, que se juntarão à frota atual de 555 veículos. Os novos coletivos contarão com tecnologia embarcada como ar-condicionado, carregadores USB, Wi-Fi e detector de fadiga do motorista.
  • Renovação e Bonificação: Será exigida a renovação da frota a cada quatro anos. Além disso, as empresas poderão receber bonificação por desempenho e qualidade vinculado ao Índice Geral de Qualidade (IG).
  • Novas Linhas e Integração: Criação de novas linhas, algumas delas expressas, e linhas semi expressas para regiões rurais. Serão criados pontos de integração nos bairros e haverá uma redução no número de ônibus no Centro.
  • Tarifa Única e Congelamento: O valor da passagem seguirá congelado em R$ 3,75 e a tarifa será única, permitindo ao passageiro pegar quantos veículos forem necessários para chegar ao seu destino.

Estudos realizados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) indicaram que o valor global estimado da concessão pode ultrapassar R$ 7 bilhões em 15 anos de contrato. A empresa vencedora será definida com base no maior percentual de desconto sobre o valor de remuneração de referência.

Como Participar da Consulta Pública

As contribuições podem ser enviadas até 2 de novembro de 2025 por meio do site: www.pjf.mg.gov.br/novotransporte.