Justiça de Manaus acompanha acordo para renovação de frota urbana

A justiça de Manaus está fazendo o acompanhamento de acordo feito com o Ministério Público local para a renovação de frota de ônibus da cidade.

A prefeitura tem 30 dias para explicar o que já foi feito para agilizar a renovação da frota.

O acordo entre empresas e Ministério Público prevê compra de 375 novos coletivos até junho do ano que vem, sendo 125 até junho deste nao e 127 até junho do ano que vem.

Além disso há a previsão da compra de 12 ônibus elétricos, a um custo de R$ 34 milhões.

Esse acordo foi firmado em agosto do ano passado para findar uma ação civil pública de 2018, quando o Ministério Público já pedia a renovação da frota.

Também foi determinada uma indenização por danos morais coletivos de R$ 6,5 milhões das empresas por falhas no sistema.

No mês passado a prefeitura local entregou mais 22 ônibus novos e diz que já haviam sido renovados 272 coletivos desde o ano de 2020.

Em meio a tudo isso a Justiça havia determinado também que a tarifa do transporte manauara não subisse e que a frota fosse renovada do mesmo jeito.

A decisão foi derrubada depois que as empresas recorreram. O Ministério Público tinha condicionado o aumento da tarifa à renovação de frota.

A prefeitura local informou que até o final de 2023 serão entregues mais 128 novos ônibus e até dezembro do ano que vem, outros 200.

Da Redação InterBuss.
Leia também: Ônibus do transporte urbano de Cuiabá pega fogo no meio da rua

Related Posts