Mais de 250 mil passageiros utilizaram novo sistema de transporte de Itajaí/SC

O Sistema de Ônibus Local (SOL) completou um ano de operação e registrou o aumento de 258.137 passageiros em relação aos últimos 12 meses do sistema anterior.

Neste período, o serviço, administrado pelo Consórcio Atalaia – empresa concessionária do sistema – transportou 3.018.794 usuários, um crescimento de 9,35%. Os números representam um adicional médio de 21,5 mil passageiros por mês.

O novo sistema rodou 3.131.875 quilômetros, o que corresponde a um adicional de mais de 73 mil quilômetros rodados por mês. Do total de passageiros transportados, 59,62% equivalem a pagantes e 11,66% a estudantes, que possuem desconto de 50%.

Há ainda 20,86% de gratuidade, que são válidas para idosos acima de 60 anos pela lei municipal de Itajaí, e 7,85% de integração, que são conexões extras adquiridas pelo usuário.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação também realizou diversos investimentos em infraestrutura e tecnologia para melhorar a experiência do usuário. Como por exemplo o aplicativo CliveBus.

Esta tecnologia permite aos usuários consultar itinerários, comprar passagens e pacotes promocionais, conferir horários, entre outras funcionalidades. A nova concessão conta com 20 veículos novos, modernos e equipados com ar condicionado em 100% da frota (44 ônibus), antes eram apenas quatro ônibus.

Em parceria com a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação implantou sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas) em 200 locais da cidade. Também já foram instalados 50 novos abrigos de ônibus, ao todo serão 115 novos abrigos ainda em 2024, um investimento de mais de 1,5 milhões de reais.

Além disso, ao longo deste ano, a equipe técnica da secretaria desenvolveu um novo projeto para reforma dos três terminais, nos bairros Cordeiros, Fazenda e Ressacada. Atualmente, o projeto está em fase licitatória, com abertura do processo da concorrência 015/2024, programado para Novembro, um investimento estimado de mais de 5 milhões de reais.

Related Posts