As ruas e estradas do país receberam 2.419 novos ônibus em outubro, um volume que superou em 4,4% o registrado em setembro (2.317 unidades), mas que representou uma queda de 22,94% na comparação com o mesmo mês do ano passado (3.139).
A Fenabrave avalia que o segmento tem perdido fôlego ao longo do ano, devido ao esgotamento das unidades licitadas para o Programa Caminho da Escola e à sinalização de menor investimento por parte das empresas de transporte e turismo.
Apesar da desaceleração mensal, o segmento acumula 23.659 unidades licenciadas nos dez primeiros meses do ano, uma alta de 3,9% em relação ao volume de 22.770 registrado no mesmo período de 2024.
A expectativa do setor é de recuperação gradativa, podendo levar o segmento a uma elevação de até 6% neste ano, conforme a Fenabrave.
Disparo nas Vendas de Ônibus Elétricos
O principal destaque do balanço é o forte crescimento nas vendas de ônibus elétricos:
- Do total do ano, 641 foram de modelos movidos a bateria.
- Esse número representa uma expansão de 136,5% em relação aos 271 modelos negociados no mesmo período de 2024.



