O chassi de ônibus Mercedes-Benz OF 1621, desenvolvido especialmente para transporte de funcionários, foi destaque no Evento Fretamento 2024, realizado, entre 18 e 20 de outubro, em Atibaia/SP.
Este tradicional encontro anual é realizado pela ANTTUR (Associação Nacional dos Tranportadores de Turismo e Fretamento) e pela FRESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo).
Uma das atividades do evento é a feira de produtos, serviços e tecnologias voltadas ao setor. Dois modelos OF 1621 foram expostos pela Mercedes-Benz: um chassi e um ônibus encarroçado, demonstrando cada detalhe da solução da marca para fretamento.
Sob o mote “Tecnologia que transforma o transporte”, esta edição do maior evento de fretamento do País reuniu líderes, inovadores e profissionais dedicados à transformação e sustentabilidade dos negócios de transporte por fretamento. Nos painéis temáticos foram discutidos os mais recentes avanços e melhores práticas em sustentabilidade, explorando como o setor pode reduzir seu impacto ambiental enquanto aprimora as tecnologias em prol da eficiência operacional. Também foram abordadas as soluções que contribuirão para impulsionar o futuro da mobilidade.
Com entre-eixos de 5.950 mm e PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas, o OF 1621 pode receber carroçarias de até 12,5 metros de comprimento. Esta configuração permite montagem de até 48 assentos para passageiros, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
A solução encontrada foi um modelo com balanços dianteiro e traseiro mais curtos e o entre-eixos de 5.950 mm. Com isso, foi possível acomodar os equipamentos, como tanque de combustível de 300 litros, tanque de ARLA de 25 litros, bateria de 170 Ah e preparação para ar-condicionado, de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi. Com isso, o OF 1621 diminui os retrabalhos e facilita o acoplamento da carroçaria de forma rápida, com menor custo de aquisição e melhor custo/benefício para fretamento.