Metrô do Recife recebe novos trilhos e dá início à modernização de trechos críticos

O Metrô do Recife começou a receber investimentos para revitalizar parte da infraestrutura do sistema, com a chegada de 1,4 mil kg de trilhos adquiridos com recursos do governo federal. O material será usado para requalificar trechos desgastados das Linhas Sul e Centro, responsáveis por transportar cerca de 160 mil passageiros por dia no Grande Recife.

O que aconteceu?

  • CBTU Recife recebeu 1.365 kg de trilhos por meio do PAC Seleções – subeixo Mobilidade Urbana
  • Investimento de R$ 10,3 milhões vai viabilizar a substituição de 12 km de via férrea
  • Trilhos serão utilizados nas Linhas Sul e Centro, as mais críticas do sistema
  • Material está armazenado próximo à Estação Werneck, na Zona Oeste do Recife
  • Troca será feita aos domingos e em janelas operacionais durante a semana

Linhas beneficiadas

A revitalização vai atingir duas das principais linhas do sistema:

  • Linha Sul: atualmente, a mais afetada por falhas operacionais e degradação da via
  • Linha Centro: responsável pela maior demanda de passageiros do sistema

A expectativa é de que a substituição de trilhos alcance 17% da malha metroviária, que atualmente soma 71 km.

Detalhes do investimento

A aquisição dos trilhos é parte de um investimento total de R$ 136 milhões previstos para o sistema metroferroviário da capital pernambucana. Do valor total:

  • R$ 74,4 milhões devem ser executados até o final de 2025
  • R$ 23,2 milhões já foram liberados e aplicados em diferentes frentes
  • Além dos trilhos, já foram adquiridos 16.667 dormentes e executados serviços de limpeza de terrenos

Confira a aplicação dos recursos já executados:

  • Aquisição de trilhos (24 km): R$ 10,3 milhões
  • Serviços de substituição (12 km de trilhos): R$ 5,8 milhões
  • Compra de dormentes: R$ 6,6 milhões
  • Limpeza de terrenos: R$ 398 mil
  • Compra extra de trilhos com recursos próprios (12 km): R$ 5,1 milhões

Impacto para os passageiros

A modernização da via férrea tem como objetivo:

  • Aumentar a segurança das viagens
  • Reduzir falhas e interrupções na operação
  • Melhorar a confiabilidade do sistema
  • Dar início a uma renovação aguardada há décadas

A substituição dos trilhos será feita aos domingos, período sem operação comercial desde setembro de 2024, e em janelas operacionais durante a semana. A obra ainda passará por licitação e, após a ordem de execução, o cronograma estimado é de 14 meses.

Futuro do sistema segue incerto

Apesar da chegada dos novos trilhos, o cenário do Metrô do Recife ainda é considerado preocupante. Um documento interno da CBTU, divulgado em junho, alertava para o risco de paralisação total dos sistemas operados pela Companhia – incluindo Recife, João Pessoa, Natal e Maceió – até agosto de 2025, caso não houvesse recomposição orçamentária.

A principal preocupação era com o orçamento de custeio:

  • 2024: R$ 216 milhões executados
  • 2025 (aprovado): R$ 165 milhões
  • Necessidade estimada para 2025: R$ 260 milhões

O alerta foi posteriormente amenizado pela Administração Central da CBTU, que informou que o Ministério das Cidades estaria atuando para garantir os valores necessários e evitar a descontinuidade da operação.

Segundo a CBTU, estudos orçamentários já foram apresentados ao governo federal, e tratativas estão em andamento para garantir os repasses. Ainda assim, não foram divulgados valores nem prazos concretos para liberação dos recursos complementares.

Por que isso importa?

Mesmo com o reforço recente, o Metrô do Recife ainda enfrenta um histórico de subfinanciamento, com décadas de atraso em manutenção, expansão e renovação da frota. A chegada dos trilhos representa um avanço pontual, mas insuficiente frente aos desafios operacionais e orçamentários que ainda colocam em risco a continuidade do serviço.

Para os passageiros, a melhoria pode trazer benefícios em trechos específicos, mas o futuro do sistema dependerá da recomposição integral do orçamento e da continuidade dos investimentos nos próximos meses.

(Com informações do JC)