O Metrô do Recife começou a receber investimentos para revitalizar parte da infraestrutura do sistema, com a chegada de 1,4 mil kg de trilhos adquiridos com recursos do governo federal. O material será usado para requalificar trechos desgastados das Linhas Sul e Centro, responsáveis por transportar cerca de 160 mil passageiros por dia no Grande Recife.
O que aconteceu?
- CBTU Recife recebeu 1.365 kg de trilhos por meio do PAC Seleções – subeixo Mobilidade Urbana
- Investimento de R$ 10,3 milhões vai viabilizar a substituição de 12 km de via férrea
- Trilhos serão utilizados nas Linhas Sul e Centro, as mais críticas do sistema
- Material está armazenado próximo à Estação Werneck, na Zona Oeste do Recife
- Troca será feita aos domingos e em janelas operacionais durante a semana
Linhas beneficiadas
A revitalização vai atingir duas das principais linhas do sistema:
- Linha Sul: atualmente, a mais afetada por falhas operacionais e degradação da via
- Linha Centro: responsável pela maior demanda de passageiros do sistema
A expectativa é de que a substituição de trilhos alcance 17% da malha metroviária, que atualmente soma 71 km.
Detalhes do investimento
A aquisição dos trilhos é parte de um investimento total de R$ 136 milhões previstos para o sistema metroferroviário da capital pernambucana. Do valor total:
- R$ 74,4 milhões devem ser executados até o final de 2025
- R$ 23,2 milhões já foram liberados e aplicados em diferentes frentes
- Além dos trilhos, já foram adquiridos 16.667 dormentes e executados serviços de limpeza de terrenos
Confira a aplicação dos recursos já executados:
- Aquisição de trilhos (24 km): R$ 10,3 milhões
- Serviços de substituição (12 km de trilhos): R$ 5,8 milhões
- Compra de dormentes: R$ 6,6 milhões
- Limpeza de terrenos: R$ 398 mil
- Compra extra de trilhos com recursos próprios (12 km): R$ 5,1 milhões
Impacto para os passageiros
A modernização da via férrea tem como objetivo:
- Aumentar a segurança das viagens
- Reduzir falhas e interrupções na operação
- Melhorar a confiabilidade do sistema
- Dar início a uma renovação aguardada há décadas
A substituição dos trilhos será feita aos domingos, período sem operação comercial desde setembro de 2024, e em janelas operacionais durante a semana. A obra ainda passará por licitação e, após a ordem de execução, o cronograma estimado é de 14 meses.
Futuro do sistema segue incerto
Apesar da chegada dos novos trilhos, o cenário do Metrô do Recife ainda é considerado preocupante. Um documento interno da CBTU, divulgado em junho, alertava para o risco de paralisação total dos sistemas operados pela Companhia – incluindo Recife, João Pessoa, Natal e Maceió – até agosto de 2025, caso não houvesse recomposição orçamentária.
A principal preocupação era com o orçamento de custeio:
- 2024: R$ 216 milhões executados
- 2025 (aprovado): R$ 165 milhões
- Necessidade estimada para 2025: R$ 260 milhões
O alerta foi posteriormente amenizado pela Administração Central da CBTU, que informou que o Ministério das Cidades estaria atuando para garantir os valores necessários e evitar a descontinuidade da operação.
Segundo a CBTU, estudos orçamentários já foram apresentados ao governo federal, e tratativas estão em andamento para garantir os repasses. Ainda assim, não foram divulgados valores nem prazos concretos para liberação dos recursos complementares.
Por que isso importa?
Mesmo com o reforço recente, o Metrô do Recife ainda enfrenta um histórico de subfinanciamento, com décadas de atraso em manutenção, expansão e renovação da frota. A chegada dos trilhos representa um avanço pontual, mas insuficiente frente aos desafios operacionais e orçamentários que ainda colocam em risco a continuidade do serviço.
Para os passageiros, a melhoria pode trazer benefícios em trechos específicos, mas o futuro do sistema dependerá da recomposição integral do orçamento e da continuidade dos investimentos nos próximos meses.