Mogi das Cruzes/SP reduz em 20% o número de reclamações sobre transporte público

A Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP registrou uma queda de 20% no número de reclamações de usuários de transporte público no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, foram registradas 162 reclamações nos meses de julho, agosto e setembro de 2025, contra 202 nos mesmos três meses de 2024. As queixas estão relacionadas a horários, comportamento de motoristas, atrasos ou insatisfação com trechos dos itinerários.

Frota modernizada e fiscalização em tempo real

O município de Mogi das Cruzes/SP conta atualmente com 223 ônibus atendendo 81 linhas em 107 bairros. Desse total, 45 unidades mais modernas, menos poluentes e com acessibilidade (incluindo elevadores, espaços para cadeiras de rodas e área para cão-guia) foram entregues à população em março deste ano.

A gestão da Secretaria Municipal de Mobilidade também tem sido reforçada com tecnologia:

  • Fiscalização: A equipe acompanha o trajeto dos ônibus por aplicativo em tempo real.
  • Vistorias: Todos os veículos são vistoriados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
  • Capacitação: A pasta exige das concessionárias a capacitação de todos os seus profissionais, visando um padrão de qualidade de atendimento adequado, respeitoso e eficiente.

Os usuários podem registrar opiniões ou reclamações por meio do aplicativo Colab ou pelo telefone 0800 7730 194 (ambos gratuitos). Todos os registros são avaliados pela equipe e as respostas são encaminhadas à população pela Ouvidoria.