A Prefeitura de Niterói/RJ anunciou que o sistema gratuito de compartilhamento de bicicletas NitBike será expandido com a instalação de 12 novas estações nos próximos meses. A expansão contemplará oito bairros, incluindo três que ainda não possuem o serviço: São Francisco, Charitas e Ilha da Conceição.
O município afirmou que a expansão da NitBike é um passo importante para consolidar uma cidade mais humana, sustentável e com alternativas reais de mobilidade, oferecendo aos moradores a opção de se deslocar com segurança, economia e qualidade de vida.
Cronograma de instalação
As novas estações serão instaladas de forma gradual. A previsão é que a expansão ocorra nos seguintes meses:
- Novembro: São Francisco receberá três estações.
- Dezembro: Charitas terá duas estações, e o Pé Pequeno, uma unidade.
- Janeiro: O Barreto ganhará duas estações e a Engenhoca, uma.
- Fevereiro: A Ilha da Conceição e a Cantareira (em São Domingos) também receberão uma estação cada. Icaraí passará a contar com uma nova estação família, equipada com bicicletas para adultos e crianças.
O coordenador do Niterói de Bicicleta afirmou que a chegada das novas estações garantirá mobilidade integrada em mais pontos da cidade.
Sistema em crescimento
Inaugurado em julho de 2024, o Sistema NitBike já registrou mais de 1,6 milhão de viagens e possui mais de 150 mil usuários. Atualmente, o serviço conta com 50 estações e registra, em média, 7 mil viagens por dia, consolidando-se como um dos sistemas mais movimentados do país.
As estações são planejadas com distanciamento estratégico, garantindo a operação integrada e um fluxo contínuo de retiradas e devoluções de bicicletas ao longo do dia. O sistema recebeu menção honrosa no Prêmio Iniciativas em Favor da Mobilidade Ativa, do Parque da Mobilidade Urbana, em setembro.