Nova operadora do transporte de Itaúna apresentará ônibus Caio Apache Vip V em fase de testes

A Viação Pedra Negra, nova concessionária do transporte coletivo de Itaúna (MG), apresentou o modelo Caio Apache Vip de quinta geração, que fará parte da nova frota da cidade. O veículo de demonstração foi exibido no Boulevard Lago Sul, em evento que contou com a presença do prefeito Gustavo Mitre, vereadores e representantes da empresa.

O ônibus, montado sobre chassi Volkswagen, será testado em operação real nos próximos dias. A identidade visual da nova frota ainda está em definição, mas a exibição do modelo simboliza o início da renovação do sistema de transporte da cidade, que enfrenta problemas crônicos há anos.

Produzido em Botucatu (SP), o Apache Vip V será o primeiro da nova geração a circular em Itaúna. Atualmente, a cidade é atendida pela Viasul com modelos das gerações 2, 3 e 4 do mesmo ônibus, adquiridos usados de outras filiais do grupo Saritur. O contrato com a Viação Pedra Negra foi assinado em 18 de julho, com vigência a partir de outubro, após aprovação do subsídio mensal de R$ 1,3 milhão pela Câmara Municipal.

Renovação da frota e nova estrutura

A proposta da Pedra Negra prevê a aquisição de 38 ônibus 0 km, cinco vans e quatro micro-ônibus, além da modernização dos pontos de parada e a reorganização de itinerários. A Prefeitura afirma que a meta é garantir mais acessibilidade, conforto e pontualidade para os usuários.

A apresentação do novo ônibus integra o cronograma de transição assistida, que será realizado até outubro. Nesse período, a Prefeitura fará acompanhamento técnico das ações da nova operadora e manterá diálogo com os usuários para ajustes necessários no modelo operacional.