A 19ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte/MG (ObsMob-BH) teve a apresentação do Plano Local de Mobilidade Limpa (PLML) para a Área Central da cidade. O plano, que visa promover a mobilidade urbana sustentável, está sendo desenvolvido em conjunto com várias áreas da Prefeitura, entidades da sociedade civil e cidadãos.
Rafael Murta, diretor de Planejamento Estratégico e Inovação da Superintendência de Mobilidade (Sumob), destacou a importância da participação de todos no processo e enfatizou que o plano ainda passará por melhorias com base nas contribuições recebidas. A apresentação foi conduzida por representantes do consórcio Logit, ITDP, WRI e Metrix, empresas responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.
Clarisse Cunha, do ITDP, explicou que o plano segue oito eixos do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte e coloca o pedestre como centralidade, propondo uma inversão de prioridades no uso do espaço urbano. A assessora técnica da Sumob, Liliana Hermont, ressaltou que o objetivo do PLML é implementar zonas de baixa emissão e estratégias sustentáveis já previstas no Plano Diretor da cidade. A próxima etapa será a criação de um projeto-piloto para testar as soluções propostas.
A reunião contou com a participação de representantes da Prefeitura, BHTrans, ciclistas, e entidades da sociedade civil, que puderam debater e sugerir melhorias para o plano.