Um ônibus da Expresso Campibus pegou fogo na tarde desta terça-feira (30) em Campinas.O incidente aconteceu na Avenida Lix da Cunha, próximo à Estação Anhanguera, no sentido da Rodovia SP-101.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas.
A avenida foi totalmente bloqueada até às 17h para que todo o trabalho de rescaldo pudesse ser feito.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros da Região (SetCamp), o ônibus estava recolhendo para a garagem, sem passageiros.
O motorista conseguiu escapar antes que as chamas se espalhassem pelo carro.
O ODC apurou que, assim que a fumaça começou a sair, o motorista parou o ônibus no corredor exclusivo. O condutor de outro veículo da mesma empresa, que estava na avenida, viu o que aconteceu e parou para tentar ajudar. Ele também não se feriu.
O SetCamp informou que a prioridade é tirar a carcaça da avenida, e uma sindicância vai ser aberta para investigar o que aconteceu.
Veículo “vencido”
O ônibus, prefixo 2247, fabricado em 2011, já deveria ter saído de circulação conforme as regras do sistema de transporte de Campinas.
Porém, como a licitação e a escolha das empresas foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado, e foram feitos apenas contratos emergenciais até que a licitação oficial aconteça, poucas ações efetivas podem ser tomadas contra as empresas que mantém veículos vencidos na frota.
O veículo pertence à mesma empresa que protagonizou um momento bizarro na cidade de Campinas, quando um veículo articulado perdeu uma roda na Rua Irmã Serafina, no começo de agosto.
A roda colidiu contra a guarita de um prédio que fica na avenida, imagem captada por câmeras de monitoramento.