A partir de 1º de janeiro, o transporte coletivo de Ponta Grossa deixará de aceitar dinheiro em espécie para o pagamento das tarifas. A medida foi anunciada pela Prefeitura, por meio do Departamento de Transportes da Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura. A partir dessa data, será possível realizar o pagamento por meio de cartões de crédito e débito por aproximação, além dos cartões de Vale-Transporte e Vale Estudante, que continuarão válidos.
A mudança não afetará os terminais, onde ainda será permitido o pagamento em dinheiro. A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, afirmou que as alterações fazem parte de um plano de modernização do sistema de transporte coletivo, que também visa aumentar a segurança dos usuários.
O secretário municipal de Planejamento e Infraestrutura, Luiz Henrique Honesko, destacou que, em outubro, mais de 51% das transações no transporte coletivo foram feitas por Vale-Transporte, enquanto 17,55% dos pagamentos foram realizados em dinheiro. O restante foi composto por isentos, passe livre, meia-passagem e integrações entre terminais.