Ônibus movido a gás começa a operar entre São Paulo e Campinas/SP com testes da Viação Santa Cruz e Scania

A Scania e a Viação Santa Cruz iniciaram a operação de um ônibus rodoviário movido a gás natural ou biometano na rota São Paulo–Campinas/SP. O modelo será avaliado em testes por 90 dias, podendo ter o contrato renovado por mais 90, antes da possível incorporação à frota da empresa.

O que aconteceu?

  • A Scania e a Viação Santa Cruz colocaram em operação um ônibus rodoviário movido a gás entre São Paulo e Campinas/SP.
  • O projeto está em fase de testes, com contrato de comodato por 90 dias, podendo ser renovado por mais 90 dias.
  • A Comgás é parceira no fornecimento de combustível para os testes.

Detalhes técnicos do ônibus

  • Chassi: Scania K 340 4×2
  • Carroceria: Marcopolo
  • Potência: 340 cv (semelhante ao modelo diesel)
  • Comprimento: 14 metros
  • Capacidade: 46 passageiros
  • Autonomia: cerca de 450 km
  • Redução de CO₂: até 98% com biometano
  • Tempo de abastecimento: 15 a 20 minutos (podendo cair para 10 minutos com estrutura dedicada)

Próximos passos

  • A Viação Santa Cruz irá avaliar a viabilidade financeira para substituir parte da frota diesel por veículos a gás.
  • A estimativa inicial é a aquisição de até 10 unidades após os testes.
  • Se o projeto avançar, a Comgás poderá instalar um ponto de abastecimento interno na garagem da empresa.

A hora do gás no transporte

  • A Scania vê o atual cenário como favorável para a expansão dos ônibus a gás no Brasil.
  • Segundo a empresa, a infraestrutura para gás é mais viável do que a elétrica, com custo de aquisição apenas 20% a 30% maior que o diesel.
  • A meta da Scania é atingir 150 unidades vendidas no país até o fim do ano, com foco no segmento urbano.
  • A montadora também participa de projeto semelhante em Goiânia/GO, onde o município planeja implantar uma usina de biometano para abastecer a frota.