O Paraná será o primeiro estado da América do Sul a adotar oficialmente o Bonde Urbano Digital (BUD), sistema de transporte coletivo sem trilhos que utiliza pneus de borracha guiados por “trilhos virtuais” digitais. A tecnologia chinesa será implantada entre as cidades de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, com início dos testes previsto para novembro.
Como funciona o Bonde Urbano Digital
Diferente de ônibus elétricos, BRTs ou VLTs, o BUD não exige trilhos ou grandes obras estruturais. O veículo segue por marcações digitais e sensores de alta precisão que definem o caminho, garantindo estabilidade mesmo em condições adversas como chuva e desgaste da pista.
O sistema também conta com:
- rastreamento automático
- orientação autônoma
- proteção eletrônica ativa
- operação bidirecional
Cada veículo tem 30 metros de comprimento, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado e pode atingir até 70 km/h. A linha inicial terá aproximadamente 13 quilômetros, ligando os terminais de Pinhais e Piraquara, em um trajeto que atende atualmente cerca de 10 mil passageiros por dia.
Benefícios e custos
O Bonde Urbano Digital chega com a promessa de oferecer mais conforto, modernidade e sustentabilidade ao transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba. A passagem custará R$ 5,50, valor igual ao do ônibus metropolitano, sem alteração no tempo médio de viagem.
Outro destaque é o custo: o investimento em implantação é estimado em até três vezes menor que o necessário para os VLTs, com vida útil projetada de 30 anos.
Próximos passos
O veículo, fabricado pela CRRC Corporation, já está no Brasil e será montado por técnicos da empresa. Após a instalação, o sistema passará por testes operacionais antes de entrar em funcionamento.
Segundo a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), o projeto pode ser expandido para outras regiões, de acordo com a aceitação da população e os resultados obtidos nos testes.