De forma a promover segurança e conforto aos usuários de transporte público coletivo na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem investido recursos na substituição dos abrigos de ônibus, especialmente ao longo dos corredores de mobilidade, adotando um modelo feito de alumínio, portanto mais resistente às intempéries climáticas de uma cidade litorânea, e apostando na tecnologia, a partir da disponibilização do itinerário das linhas via QR Code e uso de iluminação por lâmpadas de LED.
São 41 equipamentos novos dispostos nas faixas exclusivas dos corredores Hermes Fontes, Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins, que contam com totens de identificação de linhas de transporte coletivo, instalações elétricas, pisos táteis e plotagem. Além disso, há intervenções artísticas, feitas por aracajuanos, como grafite, fotos e lambes.
“Para começar, a composição dos abrigos é feita de alumínio, que é um material, para nossa região que sofre com maresia, mais durável. Foi feita também uma parceria através da Funcaju com artistas locais, para que possam estampar a sua arte e, com isso, sensibilizar a população para a manutenção, contra o vandalismo e a pichação. Nesses abrigos de ônibus têm ainda informações das linhas que passam ali, QR code levando informação que remete para o site da SMTT. Há a questão da modernidade, cultura e arte levados para os abrigos de ônibus”, explica o superintendente da SMTT, Renato Telles.
Nos novos corredores, todos os abrigos de ônibus novos foram renovados. No total, são 93 novos e outros 143 sendo complementados em cerca de 30 ruas e avenidas da capital, que fazem parte de um investimento da administração municipal, em torno de R$7,4 milhões. O recurso é proveniente do Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, que além da requalificação urbana de importantes avenidas em corredores de transporte, contempla também a revitalização de terminais de integração, modernização semafórica e construção do Centro de Controle Operacional.
“A adequação dos pontos de ônibus à nova proposta dos corredores de transporte vai possibilitar uma melhor experiência dos usuários do transporte. O trabalho está em andamento, e consiste basicamente em substituir abrigos antigos por novos, além de realizar a instalação em pontos em que não havia a estrutura. Isso traz um grande ganho para o sistema, para os trabalhadores e para os passageiros também, tanto para identificar o local adequado de embarque e desembarque, quanto na padronização nas vias”, aponta o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.
A substituição dos abrigos antigos tem sido feita concomitante à análise de condições dos materiais, de forma que se possa reutilizar o que estiver em melhor estado.
“Há alguns abrigos que são, por exemplo, de concreto, muito bons, ainda duráveis, então vamos fazer o processo de remoção e recolocação em outros locais que demandam desse tipo de abrigo. São abrigos duráveis e vamos aproveitar em outros pontos da cidade”, ressalta Renato.
Há um cuidado da Prefeitura relacionado à necessidade de conservação dos novos abrigos, uma vez que atos de vandalismos e desrespeito ao patrimônio público têm sido registrados com frequência.
“As ações de vandalismos nos abrigos são constantes e vão desde a destruição das grades de proteção ao roubo das lâmpadas. Buscaremos conscientizar à população sobre os altos custos com manutenção, bem como, pedir que denuncie, caso presencie atos assim”, destaca o superintendente.
Sempre que presenciar uma atitude suspeita de vandalismo ao patrimônio público, o cidadão pode denunciar à Guarda Municipal de Aracaju, através do telefone 153.
As informações são da Prefeitura de Aracaju.
Leia também: Motorista de ônibus abandona veículo no meio do trajeto entre Brasília e São Paulo