A prefeitura de Curitiba/PR dará início ao processo de licitação para a construção do novo Terminal do Capão da Imbuia, localizado nas proximidades da Rua da Cidadania do Cajuru. A obra contará com recursos federais e municipais, totalizando R$ 48,1 milhões. A Caixa Econômica Federal (CEF) aprovou a liberação de recursos do PAC da Mobilidade para custear o empreendimento, que terá R$ 37,6 milhões provenientes de verbas federais e R$ 10,4 milhões de contrapartida municipal.
O novo terminal faz parte do projeto de ampliação do BRT Ligeirão Leste-Oeste, que visa melhorar a integração entre as regiões de Pinhais e o Terminal CIC Norte, além de preparar a infraestrutura para a futura operação de ônibus elétricos. O projeto do Ligeirão Leste-Oeste receberá investimentos de US$ 93,75 milhões, sendo US$ 75 milhões provenientes do New Development Bank (NDB) e US$ 18,75 milhões em contrapartida da prefeitura.
Capacidade ampliada e novos serviços
A ampliação do Terminal do Capão da Imbuia vai aumentar a capacidade de atendimento do local. Atualmente, o terminal atende 39.369 passageiros por dia útil em 11 linhas de ônibus. Com a obra, a capacidade será expandida para 49.123 passageiros por dia útil, com a inclusão de 16 linhas de ônibus. A previsão é que mais de 100 mil usuários sejam beneficiados com as melhorias.
A obra prevê a construção de três plataformas e 22 pontos de parada simultâneos. O novo terminal será instalado em uma área de aproximadamente 9.920 m², ao lado do terminal atual, entre as ruas Professor Nivaldo Braga e Professora Olga Balster, com a inclusão de um bicicletário para os usuários.
Mudanças no sistema viário e integração urbana
O novo terminal será integrado a uma série de melhorias no sistema viário da região. Além da construção do terminal, a Rua Francisco Mota Machado será requalificada para criar um fluxo contínuo de tráfego. Também será implantado um binário nas ruas Professor Nivaldo Braga e Professora Olga Balster, ajustando o Corredor de Transporte Leste-Oeste. Essa medida visa melhorar a fluidez do trânsito e a eficiência do transporte coletivo.
Essas mudanças fazem parte de um plano mais amplo de desenvolvimento da infraestrutura urbana de Curitiba, conforme o modelo do Sistema de Trinário Vias, adotado no Plano Diretor de 1966. Esse sistema é composto por faixas exclusivas para o transporte coletivo e vias destinadas ao tráfego de veículos leves e pesados, ajustando-se ao crescimento da cidade e promovendo maior fluidez no trânsito.
O novo terminal e as melhorias no sistema viário são ações dentro do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que busca otimizar o transporte coletivo e reduzir o uso de veículos particulares, promovendo uma maior integração entre as diferentes áreas da cidade.