A prefeitura de Porto Alegre/RS iniciou a revitalização de quatro estações do corredor de ônibus da 3ª Perimetral, na Zona Sul da cidade. A intervenção faz parte de um projeto maior que já envolveu a reforma de estações em outros corredores de transporte, como as avenidas Baltazar de Oliveira Garcia, Assis Brasil, Farrapos e Padre Cacique, desde o início de 2024. O objetivo é proporcionar mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo.
O Programa Mais Transporte, que visa qualificar a infraestrutura do sistema de transporte público, também inclui a renovação da frota de ônibus e o aumento da oferta de viagens. A qualificação das estações de transporte visa atender a demanda de passageiros nos pontos de embarque e desembarque, como terminais de bairro e estações de corredor, próximas aos locais de trabalho e residência.
As estações a serem revitalizadas, localizadas nos bairros Guia Lopes, São Luiz, Carvalho de Freitas e Oscar Pereira, atendem a mais de 30 linhas de ônibus radiais e transversais, transportando diariamente cerca de 100 mil passageiros em mais de duas mil viagens. Essas linhas atendem as regiões Sul, como Campo Novo, Vila Nova, Aberta dos Morros e Restinga, e Extremo Sul, incluindo Belém Novo e Lami, além de conectar diferentes áreas da cidade, como os Terminais Triângulo e Aeroporto, na Zona Norte.
Os serviços de revitalização incluem manutenção e limpeza das estruturas das paradas, recuperação de calçadas e conserto de gradis e guarda-corpos de concreto. Além disso, serão executadas rampas de acessibilidade, piso podotátil nas plataformas de embarque e consertos nas estruturas metálicas e de iluminação, com a substituição de lâmpadas e luminárias danificadas. A pintura das estações será renovada, assim como as telhas e o policarbonato danificados.
O contrato com a empresa I9 Engenharia, que realiza as intervenções, foi renovado no valor de R$ 2,9 milhões por 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até 36 meses.
O programa Mais Transporte foi implantado em 2022 pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) com o objetivo de melhorar o transporte público na cidade, garantir a sustentabilidade financeira do sistema e promover a eficiência operacional, com transparência nas informações do Sistema Municipal de Transporte Público.