A prefeitura de Ribeirão Preto enviou na última quarta-feira, dia 28 de junho, representantes da Transerp para acompanhar a montagem dos novos ônibus do transporte público, que acontece em uma fábrica no ABC Paulista. Nesta etapa, os chassis estão em produção para que na sequência sejam enviados a outra fábrica, responsável pela montagem final dos primeiros novos ônibus que chegam a Ribeirão Preto entre o final de julho e o início de agosto. A nova frota, que será entregue em etapas até o final de 2024, contará com ar-condicionado, Wi-Fi e carregador de celular.
Além disso, os novos ônibus irão operar com sistema de suspensão pneumática, que permite maior estabilidade e redução do nível de ruídos, oferecendo maior conforto aos motoristas e ocupantes dos veículos.
Segundo o profissional de produção da indústria dos ônibus, o sistema de suspensão pneumática são bolsas de ar, que mudam toda a suportação de onde estão instaladas as rodas do veículo. Ele explicou que neste sistema, “a barra de estabilizador [estrutura de ferro simples, montada na carroceria] é um pouco diferente. Tudo isso foi projetado para dar mais conforto, durabilidade e também uma manutenção mais simples”.
A troca da frota é parte das exigências no contrato firmado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e o consórcio PróUrbano.
Corredores de Ônibus
Com a frota do transporte coletivo renovada, a implantação dos 56 quilômetros de corredores de ônibus proporcionará nova configuração ao trânsito. Com os novos ônibus que passam a circular nos corredores e a implantação da semaforização inteligente, o usuário do transporte coletivo chegará ao seu destino mais rápido e com mais conforto.
As informações são da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Leia também: Já pensou em passar umas férias dentro de um ônibus totalmente reformado?