A Prefeitura de São Paulo tem sido convidada por várias cidades do mundo para explicar o modelo de eletrificação do sistema de transporte público por ônibus. Nesta terça-feira (17), o secretário municipal da Fazenda, Luis Felipe Vidal Arellano, leva a experiência de São Paulo a um evento do Programa C40 City Finance na Costa Rica.
Na Academia de Financiamento do Transporte Limpo (CTFA) para cidades latino-americanas, que será realizada de 17 a 19 de outubro de 2023, em San José, capital costa-riquenha, Arellano compõe o painel “Desenho de modelos de negócios inovadores para financiar elétricos”.
O evento capacitará por meio de workshops com especialistas técnicos e compartilhamento de conhecimento as cidades latino-americanas a enfrentarem os desafios de financiamento do transporte limpo e as melhores práticas para a adoção do ônibus elétrico.
Durante o evento, a Prefeitura de São Paulo vai expor o plano municipal de substituição gradual da frota de ônibus movidos a diesel para veículos elétricos. A meta da cidade é até o fim de 2024 chegar a 20% da frota circulando com energia sustentável. “O projeto de renovação da frota de ônibus paulistana deverá ser um dos maiores projetos de eletrificação do mundo, tornando-se referência para outros países”, destacou Arellano.
Para viabilizar a substituição, a Prefeitura obteve a confirmação de crédito externo de cerca de US$ 500 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco Mundial (BIRD). Além da captação internacional de recursos, a Prefeitura deve assinar em breve operações de crédito com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de empréstimo do BNDES, totalizando um valor de R$ 3,25 bilhões.
“Existem vários aspectos da responsabilidade da cidade com as questões climáticas e uma delas é a diminuição dos gases de efeito estufa. A cidade de São Paulo vai se posicionando e dando exemplo para o Brasil e para o mundo do que é necessário fazer para que possamos ter aquilo, que é um compromisso”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes quando da apresentação, em setembro, de 50 novos ônibus elétricos à bateria incorporados à frota municipal.
Transporte Limpo
A Academia de Financiamento do Transporte Limpo será realizada pelo Grupo de Trabalho de Transporte Limpo do Programa C40 City Finance, com o apoio da C40 ZEBRA, UrbanShifto Pacto Global de Prefeitos e a Bloomberg Philanthropies. Ela terá como objetivo apoiar as cidades da América Latina a avançar na implantação de ônibus limpos, superando os desafios relacionados ao financiamento.
O CTFA é um workshop intensivo presencial de três dias que reúne autoridades municipais com os principais especialistas técnicos e financeiros para abordar um desafio de financiamento para as cidades relacionado ao transporte limpo. As academias são fundamentais para ajudar as autoridades municipais de nível sênior dos departamentos técnicos e financeiros a entender e moldar os projetos relacionados ao e-bus, para que eles se alinhem às prioridades dos investidores e às necessidades de infraestrutura em nível local. Com base no sucesso da CTFA do ano passado no Brasil, o evento contará com uma demonstração de ônibus eletrônicos para proporcionar aos líderes uma experiência em primeira mão com a tecnologia.
A CTFA 2023 reunirá cidades, bancos (financiadores de dívidas) e patrocinadores de projetos de ônibus elétricos (investidores em ações) para aprofundar o financiamento de implantações de ônibus elétricos. Estima-se que cerca de 40 delegados municipais/governamentais e 30 participantes do setor financeiro participem da academia. Bancos multilaterais de desenvolvimento, como o Banco Mundial, BID, KfW, CAF e AFD, participarão do evento. Os patrocinadores incluirão a AMP Capital, John Laing, ARC Global Fund, Ascendal, ZENOBE e empresas locais como VEMO, Copec Voltex, Enel X e VGMobility.
As informações são da Prefeitura de São Paulo.
Leia também: Prefeitura do Rio anuncia obras de novo terminal no BRT Transoeste